Prefeitura apresenta planejamento para os 50 dias do carnaval. Abertura será neste domingo, 12 de janeiro

Publicado em 08/01/2020 - 17:12 | Atualizado em 08/01/2020 - 17:15
Banda de Ipanema - Foto: Fernando Maia | RioturBanda de Ipanema - Foto: Fernando Maia | Riotur

A prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Riotur, apresentou o planejamento para os 50 dias do Carnaval Rio 2020, nesta quarta-feira, 8 de janeiro, no hotel Copacabana Palace. A abertura oficial será no próximo domingo, 12, a partir das 14h, com a final do concurso da Corte Real da folia no palco principal do Réveillon, na praia de Copacabana.

– O Réveillon foi um sucesso, batemos novo recorde, e imediatamente viramos a chave para o carnaval, que será histórico. Esperamos 1.9 milhão de turistas e temos uma expectativa de movimentação econômica chegando aos R$ 4 bilhões. Por aqui, tudo está caminhando conforme nosso planejamento, que começou imediatamente após o último carnaval. Dentro de alguns dias os blocos vão se espalhar pelas ruas da nossa cidade e, em fevereiro, será a hora do espetáculo que acontece na Marquês de Sapucaí. Os desfiles acontecerão em um Sambódromo novo – afirmou o presidente da Riotur, Marcelo Alves.

Ao todo, 543 desfiles estão cadastrados no sistema da Riotur, sendo 133 desfiles na zona sul, 133 no Centro, 123 na zona norte, 56 na Tijuca, 53 na zona oeste e 45 na Barra/Jacarepaguá. Vale ressaltar que, em breve, será divulgada a lista oficial dos blocos do carnaval de rua, com o número de blocos e de desfiles, uma vez que o processo ainda não chegou ao fim, restando a análise do Corpo de Bombeiros.

Os megablocos, pelo segundo ano consecutivo, acontecerão apenas no Centro. Neste ano, acontecerão nos seguintes dias: 2, 9, 15, 16, 22, 25 e 29 de fevereiro e 1° de março.

Abertura terá a final do concurso da Corte Real da folia. Foto: Fernando Maia | Riotur

Estrutura Blocos de Rua

O Carnaval Rio 2020 contará com 32.536 posições de banheiro público, sendo 11 mil em cabines químicas, 65 containers e 140 módulos de mictório.

Serão sete postos médicos, distribuídos da seguinte forma: dois no Centro, dois na zona sul, um no Recreio, um na Barra da Tijuca e um no Parque Madureira. Para a preservação de canteiros, 18 mil metros de cercamento serão instalados. Além disso, 17 monumentos também estarão cercados.

Reforma do Sambódromo

A Passarela do Samba está passando por grande reforma. A obra inclui intervenções na parte de iluminação, infraestrutura e incêndio e pânico, tudo pensado para transformar o espaço e deixá-lo mais seguro, conforme exigências do Ministério Público.

O status da obra é de 60% a 70% concluída nas distintas áreas. Todo o trabalho está transcorrendo conforme o cronograma e a previsão de conclusão é dia 30 de janeiro.