Prefeitura anuncia obra da UPA e Clínica da Família do Mato Alto

Publicado em 29/06/2024 - 18:20 | Atualizado
Prefeitura anunciou a construção de UPA e Clínica da Família no Mato Alto, na Zona Oesta - Fábio Motta/ Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, neste sábado (29/06), a obra da UPA e Clínica da Família do Mato Alto, na região de Guaratiba, na Zona Oeste. A construção da unidade mista, na Avenida Dom João VI, próximo à estação do BRT, está orçada em R$ 21,6 milhões. Essa será a 16ª UPA com capacidade para atendimentos de emergência clínica e cuidados ambulatoriais e de promoção da saúde para os moradores da região.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, destacou que a instalação médica era um desejo de toda a população da Zona Oeste e um compromisso assumido por ele. A previsão é a de que as obras comecem em até 45 dias.

– Temos feito muito para recuperar a saúde. Atualmente, estamos com 73% de cobertura de atenção primária. Em 2021, esse número era de apenas 46% – disse o prefeito.

A UPA e Clínica da Família do Mato Alto terá 4,3 mil metros quadrados de área construída em dois pavimentos, térreo e mezanino. A unidade mista terá setores de atendimento de urgência e emergência, salas de espera, procedimentos e observação, consultórios médicos e de saúde bucal, salas dos agentes, de educação em saúde, auditório e administração. Os pacientes com quadros de urgência terão no local toda a estrutura necessária para o pronto-atendimento, com assistência médica, exames e suporte de equipamentos modernos.

Nas dependências da Atenção Primária atuarão, inicialmente, quatro equipes da Estratégia Saúde da Família, cobrindo aproximadamente 14 mil pessoas. Os usuários contarão com atendimento clínico, tratamento para hipertensão, diabetes e tuberculose, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança, vacinação, odontologia, troca de curativos, pequenos procedimentos cirúrgicos e agendamento de visitas domiciliares, entre outros serviços. Também será possível retirar gratuitamente medicamentos da grade de itens da Atenção Primária.

A UPA do Mato Alto será a segunda construída pela atual gestão, que em 2023 inaugurou a unidade de Del Castilho. A rede da Secretaria Municipal de Saúde conta atualmente com 15 UPAs distribuídas por toda a cidade e que fazem mais de 100 mil atendimentos de urgência e emergência por mês. Desde o ano passado, todas as unidades de pronto-atendimento vêm passando por reformas estruturais, para dar maior conforto e qualidade ao atendimento.

Até o momento, já foram entregues as reformas das UPAs de Engenho de Dentro, Senador Camará, Paciência, Sepetiba, Rocha Miranda, Rocinha, Alemão, Manguinhos e Magalhães Bastos.

• 29 de junho de 2024