Prefeito visita obras dos programas Casa Carioca, Conjunto Maravilha e Morar Carioca, na Zona Norte

Publicado em 18/03/2023 - 17:20 | Atualizado em 18/03/2023 - 17:32
A Prefeitura entregou, em seis meses, 1.568 casas reformadas pelo programa Casa Carioca - Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, visitou, neste sábado (18/3), as obras do programa Casa Carioca, no Morro do Adeus, em Ramos, na Zona Norte. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, entregou, em seis meses, 1.568 casas reformadas pelo projeto, que integra o programa Favela com Dignidade. O Casa Carioca, em sua primeira fase, está beneficiando ainda os complexos da Penha, Alemão, Maré, Jacarezinho, Morro da Providência e Vila Kennedy.

E a partir deste ano, na fase 2 do Casa Carioca, estão previstas intervenções em casas na Rocinha, Cidade de Deus, Complexos do Chapadão, Lins e Pedreira, entre outros. O total de moradias a serem beneficiadas até 2024 é de 20 mil.

– Que bom estarmos aqui com o Casa Carioca. Um programa que temos muito carinho porque, antigamente, existia a ideia de que a Prefeitura tinha a obrigação de fazer as intervenções na área pública, mas se a pessoa estivesse numa situação difícil, com sua casa numa situação ruim, o poder público podia até ter o dinheiro, mas não podia entrar. A Prefeitura encontrou o caminho, conseguimos desenvolver o Casa Carioca e levar dignidade para as pessoas – afirmou Eduardo Paes.

O projeto destaca-se por ser pioneiro na quantidade de casas melhoradas com recursos da Prefeitura. As famílias foram selecionadas pelo Instituto Pereira Passos, pelo Programa Territórios Sociais. Para isso precisavam ter renda mensal de até três salários-mínimos e cadastradas no CadÚnico, além de residirem há pelo menos três anos no município e possuírem um único imóvel fora de área de risco.

Foram priorizadas famílias com mulheres como chefes de família; famílias com membros idosos; com pessoas com deficiência; com pessoas portadoras de doenças graves; com maior número de dependentes (igual ou maior que três habitantes utilizando o mesmo cômodo).

– A Secretaria de Ação Comunitária foi criada para ajudar vocês. Para que eu possa entrar nas casas de vocês. E com o programa Favela com Dignidade eu coloco todos os secretários para trabalharem em prol de vocês – disse a secretária de Ação Comunitária, Marli Peçanha.

Além das reformas, o Casa Carioca está gerando mais de 500 empregos diretos nas favelas e comunidades. A mão de obra de pedreiros, ladrilheiros, bombeiro hidráulico, por exemplo, é contratada nas próprias comunidades.

Morar Carioca no Chapadão

Paes visitou ainda a comunidade do Chapadão, na Pavuna, para anunciar a segunda fase das obras do programa Morar Carioca. O projeto de complementação de intervenções prevê um investimento de R$ 7,2 milhões. Estão previstas obras de urbanização como calçamento, escadarias e becos, além de vias e urbanização de rio, com construção de rede de água e esgoto. Serão erguidos ainda um campo de futebol, um parque infantil, ciclovia e aparelhos de ginástica.

Além de entregar mais de 40 mil novos títulos de propriedade até 2024, esse é o maior investimento em ações de regularização fundiária da história da cidade do Rio: são R$ 500 milhões, dentre os quais R$ 450 milhões em obras de urbanização integrada e R$ 50 milhões para ações de regularização fundiária.

O Morar Carioca já chegou em Costa Barros e no Parque Nova Cidade, em Acari, no Chapéu Mangueira, no Leme, Meringuava (Taquara), Caminho de Dentro (Guaratiba), Ladeira da Reunião (Tanque), Condomínio das Garças (Bangu), Caminho Feliz (Vila Kennedy), Pousada dos Cavalheiros (Santíssimo).

Na Pavuna, o prefeito anunciou obras de reformas para as praças Ênio e Nossa Senhora de Nazaré.

Conjunto Maravilha

Também neste sábado, o prefeito Eduardo Paes visitou a obra do Conjunto Maravilha na unidade Village, na Pavuna. O programa municipal de revitalização está recuperando o condomínio da Zona Norte.

– O prefeito Eduardo Paes veio acompanhar as obras já iniciadas por toda a Zona Norte. Entregamos obras do programa Casa Carioca, na Maré, visitamos na Pavuna o andamento das intervenções no Conjunto Maravilha Village. Fomos em praças que serão reformadas na Pavuna. São várias revitalizações e benfeitorias que estamos entregando nestes dois anos de gestão. E temos mais dois anos em que o prefeito está olhando no detalhe para ver o que podemos realizar para resgatar o nosso orgulho de ser suburbano – declarou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.