Prefeito participa da abertura da Expo Favela Innovation 2023

Publicado em 29/07/2023 - 15:52 | Atualizado em 30/07/2023 - 18:04
A Expo Favela Innovation vai até segunda-feira, na Cidade das Artes - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou neste sábado (29/7) da abertura da Expo Favela Innovation 2023, na Cidade das Artes. Pela primeira vez na capital fluminense, o evento vai até segunda-feira (31/7). Em seu estande, a Prefeitura apresentará aos visitantes diferentes iniciativas do poder público municipal para tornar a cidade mais inteligente, tecnológica e menos desigual.

– O grande ganho que temos com esse evento é expor a força das nossas favelas. O que a Cufa tem feito ao longo da sua história, especialmente com esta ExpoFavela, é liberar a potência das favelas. Para nós do Rio de Janeiro, que é a capital das favelas, é uma honra receber este encontro aqui – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Como representante do governo federal no evento, o ministro dos Diretos Humanos, Silvio Almeida, disse que a proposta é dar condições para que as favelas possam se organizar melhor.

– Quero dizer da minha honra e orgulho de estar aqui como ministro dos Diretos Humanos. Nós queremos investir nas comunidades, nas favelas e nas associações de moradores, para que elas possam se organizar. O nosso papel é dar as condições para as pessoas permaneçam bem e vivam com dignidade para que possam construir um futuro e viver uma vida plena – destacou o ministro, que estava acompanhado do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

O estande principal da Prefeitura conta com ativações da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher e da Riotur. Além disso, palestrantes e debatedores de diferentes órgãos da administração pública municipal participam das mentorias e mesas de discussões.

A JUVRio, pasta responsável pelas políticas públicas de juventude da Prefeitura do Rio, está com um estande exclusivo na entrada da feira com oferta de cursos e oficinas gratuitas no campo da tecnologia. Morador da Cidade de Deus, o secretário de Juventude Carioca, Salvino Oliveira, será um dos palestrantes do evento. Neste domingo (30/7), às 14h10, ele participará do debate sobre “Empreendedorismo de Favela”.

A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher levará as mulheres atendidas nas suas Casas da Mulher e Salas Mulher Carioca para visitarem a Expo Favela 2023. Além disso, as mulheres empreendedoras atendidas por esses equipamentos também estão expondo seus produtos no estande da Prefeitura. Na segunda-feira (31/7), a secretária Joyce Trindade será uma das palestrantes na conferência de tema “Mobilidade Urbana”.

Durante os três dias do evento, a Riotur vai promover um grande processo de escuta, buscando projetos e sugestões sobre como incrementar o turismo nas favelas. A empresa está com uma área de vídeo para captar depoimentos e fazer pesquisas, tanto no espaço como em toda a feira. A proposta é ter uma visão global de ideias e demandas que possam ser implementadas e auxiliar a Prefeitura a traçar um planejamento global neste tema.

Também neste domingo, a secretária de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque participa da mesa que vai debater inovação e o projeto Revolusolar, que leva energia a comunidades.

Ao longo de todo o evento, a Secretaria Municipal de Educação apresentará trabalhos desenvolvidos por alunos e professores dos Ginásios Experimentais Tecnológicos (GETs), com projetos que representam a metodologia STEAM (que une ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática). Entre as atividades estará o “Morrinho de Identidades”, uma maquete de uma favela construída pelos alunos, que combina materiais recicláveis e recursos tecnológicos.

No estande da Prefeitura o visitante tem contato com experiências tecnológicas – Fabio Motta/Prefeitura do Rio

• 29 de julho de 2023