Praça General Osório, em Ipanema, é entregue à população revitalizada

Publicado em 03/08/2022 - 14:34 | Atualizado em 03/08/2022 - 14:43
A Praça General Osório ganhou uma academia da terceira idade e teve os brinquedos recuperados - Prefeitura do Rio

A revitalização da Praça General Osório, em Ipanema, foi inaugurada nesta quarta-feira (3/8). Os trabalhos incluíram a recuperação do mobiliário, instalação de academia da terceira idade, reforma dos brinquedos do parque infantil, abertura do parque para cães e restauro do Chafariz das Saracuras, entre outras melhorias.

– A Praça General Osório é muito simbólica para o bairro. Tê-la reformado mostra que a Prefeitura está atenta e fazendo as melhorias que a Zona Sul merece, garantindo de volta os espaços coletivos para o bom convívio de todos. A subprefeitura da Zona Sul acompanhou cada detalhe do processo para garantir que a entrega fosse realizada da melhor forma, atendendo aos moradores do bairro, turistas e visitantes – afirmou o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.

Uma das principais praças da Zona Sul da cidade, berço da Banda de Ipanema e da Feira Hippie, a General Osório reúne famílias, artistas, intelectuais, moradores de Ipanema e da comunidade do Cantagalo. Moradora de Ipanema desde que nasceu, Ana Cristina Carvalho diz que a revitalização da praça foi importante tanto a para melhoria da segurança como da estrutura do espaço.

– A Zona Sul tem uma estrutura diferente da Barra, por exemplo, que tem condomínios grandes. Aqui, nós utilizamos os espaços públicos, os prédios em volta não têm playground. Então, temos o hábito de vir nas praças. Tenho visto que a subprefeitura está presente e outra coisa que me chama atenção é que a ocupação de eventos nas praças movimenta para o espaço não ficar abandonado – disse Ana Cristina, de 55 anos.

Ao longo da gestão já foram revitalizadas mais de sete praças e parques, além das reformas que ainda estão sendo realizadas, incluindo o Parque do Flamengo e da Chacrinha, quatro túneis (Zuzu Angel, Rafael Mascarenhas, Rebouças e Túnel Velho). Também foram desenvolvidos novos programas de segurança, como o Conjunto de Estratégias de Prevenção (CEP) e ampliação do Rio + Seguro. As ações nas comunidades incluíram obras de contenção de encosta, no Programa Babilônia, e entrega do aluguel social para famílias do Pavão Pavãozinho que viviam em casas improvisadas, com risco iminente.

Um dos destaques é a revitalização do bairro da Glória, com o Programa Dias de Glória. Outras iniciativas foram a recuperação da área do Morro Azul e do Largo do Boticário, da Mureta do Leme, do Mirante do Leblon e da ciclovia Tim Maia.

O Programa Asfalto Liso já começou em quatro bairros da Zona Sul e contemplará todas as ruas de Copacabana. As ações diárias de ordenamento e acolhimento social se intensificaram e, em seis meses, foram feitos mais de 13 mil atendimentos. Para a subprefeitura, o maior gargalo é o ordenamento da região. Por isso, reforça a importância da colaboração da população, para que seja evitado o despejo irregular de mais de quatro toneladas de lixo por dia. A limpeza urbana já está sendo feita com novos equipamentos da Comlurb.

A reforma da Praça General Osório, feita pelo Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC), é resultado de uma parceria público-privada (PPP), por meio do programa Adote Rio. Além do subprefeito Flávio Valle, o evento contou com a presença do presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, e integrantes da tradicional Banda de Ipanema.

• 3 de agosto de 2022