Praça da Cruz Vermelha, no Centro, recebe mutirão de revitalização

Publicado em 26/03/2021 - 11:20 | Atualizado
Entre os serviços executados na praça estão limpeza, jardinagem e iluminação - Prefeitura do Rio

Uma força-tarefa organizada pela Prefeitura e coordenada Subprefeitura do Centro iniciou, nesta quinta-feira (25/03), os trabalhos de revitalização da histórica Praça da Cruz Vermelha, no Centro. Atendendo a pedidos de moradores e comerciantes da região, os serviços executados no local serão de limpeza,  jardinagem, poda e plantio, conservação, iluminação e assistência social.

No início de março, em 11/03, os representantes da Subprefeitura do Centro, Fundação Parques e Jardins (FPJ) Secretaria municipal de Conservação (Seconserva), Comlurb e Polícia Militar estiveram na praça para uma vistoria técnica que também contou com a participação de representantes do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da comunidade local.

A revitalização já estava sendo aguardada pelos moradores e comerciantes da região – Prefeitura do Rio

Além dos serviços de conservação e outros reparos que estão acontecendo no local, a Fundação Parques e Jardins plantou duas palmeiras imperiais e mais de 800 mudas de arbustos e folhagens das espécies agave, grama amendoim, clorofito, pingo de ouro e ixoria. Outros órgãos que também estão participando do mutirão são Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Rioluz, Guarda municipal e Centro Presente.

Urbanismo histórico

A Praça da Cruz Vermelha é um ponto importante da cidade. No local estão o Instituto Nacional do Câncer e o Hospital da Cruz Vermelha, que ocupa um prédio projetado pelo arquiteto Pedro Campofiorito, com a fachada curva, que acompanha as linhas circulares da praça, marca do urbanismo de Pereira Passos.