Postos médicos no Sambódromo atendem mais de 1,3 mil pessoas e vacinam 568 contra sarampo

Publicado em 25/02/2020 - 08:39 | Atualizado em 25/02/2020 - 08:47
Postos de atendimento socorrem foliões e vacinam contra o sarampo. Foto: Divulgação/ SMS-RJ
Nos quatro dias de folia, a Prefeitura do Rio já fez mais de 1,3 mil atendimentos em postos médicos do Sambódromo e aproveitou para cuidar ainda mais da saúde dos foliões, vacinando 568 deles contra o sarampo. S[o no segundo dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, por exemplo, entre a noite deste domingo e ao final da madrugada de hoje (25/02), os postos médicos da Secretaria Municipal de Saúde no Sambódromo atenderam 408 pessoas até o fim das apresentações. Ao todo, 14precisaram de maior atenção e foram transferidas para hospitais públicos. A maioria dos atendimentos foi por pequenos traumas e intoxicação alcoólica.
Pessoas fazem fila para se vacinar contra o sarampo: folia e atenção à saúde. Foto: SMS-RJ
Em todos os quatro dias de funcionamento do esquema especial no Sambódromo foram registrados 1.375 atendimentos e 62 remoções. Os sete postos de atendimento pré-hospitalares na Marquês de Sapucaí contam com leitos e cadeiras de hidratação e são preparados para atender as emergências durante o carnaval. Para os casos mais graves ou que necessitem de procedimentos que só possam ser realizados na estrutura hospitalar, a SMS colocou 90 ambulâncias avançadas distribuídas pelos seis dias de evento. São 145 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de apoio administrativo, trabalhando nos postos de atendimento.
Vacinação no Sambódromo
Novidade neste carnaval, o posto de vacinação contra o sarampo montado pela Secretaria Municipal de Saúde no posto 7 do Sambódromo aplicou 568 doses. Somente nesta segunda-feira, 267 pessoas foram vacinadas pelos agentes de saúde. A ação continua no sábado, durante o Desfile das Campeãs, das 17h às 23h.
Quem tem até 59 anos e ainda não tomou a vacina contra o sarampo poderá  procurar também um dos postos extras montados pela SMS em locais de grande movimentação. Nesta terça-feira, haverá vacinação na praça Antero de Quental, no Leblon, e na saída Mar da Estação Jardim Oceânico do metrô, na Barra, das 8h às 12h.