Plano de arborização urbana do Rio começa a sair do papel

Publicado em 23/02/2021 - 16:44 | Atualizado
planejamento da Arborização urbana do Rio será retomado nesta quarta-feira, dia 24/02 - Divulgação/Prefeitura

O planejamento da arborização urbana do Rio será retomado nesta quarta-feira (24/02) na primeira reunião do comitê responsável pela implementação e pelo acompanhamento do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU RIO), que tem a finalidade de monitorar, conservar e expandir o número de árvores pela cidade.

O encontro, coordenado pela Fundação Parques e Jardins (FPJ), contará com a participação de representantes das secretarias do Meio Ambiente, Fazenda e Conservação, COMLURB, CET Rio, Rioluz, Geo-Rio, Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e Instituto Pereira Passos (IPP).

De acordo com o presidente da FPJ, Fabiano Carnevale, a nova administração do órgão está comprometida em implementar o PDAU, elaborado em 2015 e que ainda não saiu do papel. A partir deste primeiro encontro, será elaborado um cronograma de ações.

Ele explica que a prioridade do plano é a arborização das zonas Norte e Oeste, regiões com os maiores déficits de árvores do Rio. Entre tantas questões, o documento prevê ainda o estímulo à produção de mudas no Rio, já que, atualmente, grande parte das espécies plantadas na cidade são provenientes de outros estados.

O encontro será transmitido, ao vivo, pelo canal da Fundação Parques e Jardins no YouTube, às 10h30.

Arborização urbana

O PDAU Rio representa o primeiro passo na consolidação do planejamento da arborização da cidade. Aprovado pelo Decreto nº 42.685/2016, é o documento técnico que define as diretrizes necessárias para a implantação, monitoramento, avaliação, conservação e expansão da arborização urbana em logradouros públicos, praças e parques urbanos.

O Plano foi elaborado por equipe multidisciplinar atuante na arborização e em demais áreas verdes do Rio e com a participação dos cidadãos por meio de oficinas e consulta pública.

O conteúdo do PDAU Rio pode ser acessado no link: www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4683370/4190252/PDAU.pdf

• 23 de fevereiro de 2021