Pista de mountain bike do Parque Radical é reaberta ao público após cinco anos fechada

Publicado em 12/06/2021 - 12:25 | Atualizado em 12/06/2021 - 13:11
Ciclista pedala na nova pista de mountain bike do Parque Radical de Deodoro - Fabio Motta / Prefeitura do Rio
A pista de mountain bike do Parque Radical de Deodoro foi reinaugurada neste sábado (12/06) após cinco anos fechada.  O processo de reativação contou com uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Esportes, a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) e a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb).
A Comlurb começou a recuperar o local em maio. Além da limpeza geral, foi realizado serviço de roçada em um trecho de cinco quilômetros de extensão. A companhia contou com dez garis, diariamente, que utilizaram dois sopradores, quatro ceifadeiras e duas motosserras. Segundo o Secretário Municipal de Esportes do Rio de Janeiro, Guilherme Schleder, os atletas poderão utilizar o espaço com criatividade e segurança:
 – Desde o início do ano tenho visitado todos os espaços que a Secretaria de Esportes tem para cuidar. E esse aqui, o Parque Radical de Deodoro, é muito especial, encanta a qualquer um. Realizamos um trabalho árduo para que ele funcionasse com segurança, e isso contou com a equipe da secretaria, da Comlurb, um grupo de voluntários e os ciclistas. É muito gratificante ver esse resultado.
O novo traçado terá 4km, um a menos que o original usado na Olímpiada Rio-2016. Para o presidente da Fecierj, Adayr Aparecido Souza, o Touché, a reinauguração será muito importante para os amantes da modalidade:
– Tiramos do traçado a parte que era do Exército, que corresponde a 20% da pista. Redesenhamos e vamos montar a logística de largada dentro do Parque, onde tem banheiros. Vamos enfeitá-la e deixá-la pronta para os atletas treinarem. O que perdemos em cima, colocamos para dentro do parque. Acho que o circuito vai ficar até mais bonito do que o olímpico, porque nos Jogos havia uma estrutura muito grande, com largada fora do parque. Teremos uma logística boa, para o MTB brasileiro é um marco.
A seguir, mais fotos da reinauguração da pista.
Crédito: Fabio Motta / Prefeitura do Rio
  • 12 de junho de 2021