Parque Orlando Leite vai ganhar espaço sustentável para práticas religiosas

Publicado em 01/04/2021 - 11:27 | Atualizado
Equipe atua no Parque Municipal Orlando Leite - Divulgação / Prefeitura do Rio
A Fundação Parques Jardins está preparando a reabertura do Parque Municipal Orlando Leite, em Cascadura, na Zona Norte do Rio. Entre as novidades para a retomada está a instalação de um espaço sustentável para práticas religiosas dentro do parque.
Em março, o Orlando Leite recebeu uma vistoria de vários setores, realizada pela FPJ e pela Subprefeitura da Zona Norte, que contou com a participação de representantes de diferentes secretarias e órgãos municipais.
Segundo o presidente da FPJ, Fabiano Carnevale, a primeira inspeção foi importante para a identificação dos principais problemas do parque como limpeza, iluminação, manutenção e conservação do espaço que está há muito tempo fechado e sem receber qualquer tipo de cuidado. Outra demanda apontada foi a necessidade de uma área específica, integrada à natureza, para a realização de oferendas e outras celebrações religiosas, com boas práticas ambientais e o destino correto dos resíduos.
A ideia é ter um local que valorize as diferentes práticas religiosas, porém com algumas regras para o bom uso e o compartilhamento do espaço. A FPJ sugeriu a criação de um fórum com a participação de representantes dos terreiros localizados no entorno, para que juntos pensem em soluções transparentes.
  • 1 de abril de 2021