Operação de tráfego na Avenida Niemeyer para obras emergenciais de encosta

Publicado em 31/01/2021 - 21:30 | Atualizado em 31/01/2021 - 21:39
Niemeyer: obras emergenciais - Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, a partir desta segunda-feira (01/02), dará início às mudanças no fluxo de veículos na Avenida Niemeyer devido às obras emergenciais de encostas realizadas pela GeoRio, na altura no número 101, no Vidigal.

A interdição é necessária para que sejam descartados os riscos de deslizamento, apontados em recente relatório técnico elaborado pela GeoRio. A empresa vem fazendo um trabalho inédito e preventivo de limpeza das encostas na via. Somente por conta deste serviço foi possível identificar rochas fragmentadas que correm risco de rolamento iminente, na altura do número 101 da Avenida Niemeyer.

A fim de minimizar os transtornos no trânsito para a população, a obra vai contar com a montagem de um túnel temporário em que serão executados os serviços acima do muro já existente.

Esquema de tráfego

Somente nesta segunda o fluxo de veículos será mantido em mão dupla com operação de “PARE E SIGA”, na altura no nº 101 ao longo do dia, para todos os veículos.

A partir de terça-feira (02/02) será implantada, no período matinal, das 6h30 às 10h, faixa reversível com sentido único de São Conrado até o Leblon. Esta ação será realizada porque, neste período, o fluxo de veículos na via é maior no sentido Leblon.

Após as 10h, a Avenida Niemeyer volta ao fluxo em mão dupla com operação de “PARE E SIGA”, na altura no número 101, ao longo de todo o dia, para todos os veículos. Esta operação será mantida até a conclusão das obras.

Além disso, a CET-Rio irá instalar no local (e adjacências) sinalização específica para obras, incluindo três painéis de mensagens variadas.

A CET-Rio e a Guarda Municipal estão disponibilizando, ao todo, 20 agentes para operação e monitoramento da via para maior fluidez e para orientação aos condutores, moradores e hóspedes de hotéis da região.

O Centro de Operações Rio – COR fará o monitoramento pelas câmeras da Prefeitura, verificando possíveis impactos na circulação viária. Este monitoramento permitirá que os técnicos da CET-Rio possam implantar os ajustes necessários nos tempos semafóricos, a fim de garantir a fluidez do tráfego.

Neste período os fechamentos de rotina para manutenção do Túnel Zuzu Angel e do Túnel Acústico Rafael Mascarenhas estarão suspensos temporariamente. Caso haja necessidade, novas datas serão divulgadas posteriormente para estas ações.

Transporte público

As linhas de ônibus e de transporte complementar que atendem ao bairro do Vidigal (linhas STPL L2101 e L2101 e as linhas SPPO 104 e 109) serão mantidas. As demais linhas terão seus itinerários desviados para a Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, Túnel Acústico Rafael Mascarenhas e Túnel Zuzu Angel.

Recomendações

Os veículos provenientes da Barra com destino à Lagoa e vice-versa, deverão priorizar a Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, Túnel Acústico Rafael Mascarenhas e Túnel Zuzu Angel.

A CET-RIO pede aos motoristas que fiquem atentos aos painéis, sinalizações de obras e sigam as orientações dos agentes.

• 31 de janeiro de 2021