Publicado em 24/05/2023 - 15:57 | Atualizado em 24/05/2023 - 16:04
  • Início/
  • /
  • Operação Corredores de Excelência promove a revitalização da Rua Pedro Américo no Catete
A Rua Pedro Américo recebeu uma série de intervenções de órgãos municipais - Prefeitura do Rio

A Subprefeitura da Zona Sul está na Rua Pedro Américo, no Catete, nesta quarta-feira (24/5), com a operação Corredores de Excelência executando diversos serviços em um único dia. A cada semana, um logradouro diferente será contemplado pela operação, que acontece todas às quartas-feiras e é realizada em parceria com diferentes órgãos municipais, como as Secretarias de Conservação e de Assistência Social, CET-Rio, Comlurb e Rioluz, entre outros. Iniciada no mês passado, a operação já percorreu logradouros de Copacabana, Botafogo e Leme.

Na operação desta quarta-feira estão sendo realizados serviços como: vacool, limpeza de ralos e bueiros, revitalização de pedras portuguesas, manutenção de golas de árvores, tapa-buraco, manutenção de sinalização gráfica viária vertical, poda e manejo arbóreo manual e mecanizado, limpeza e pintura de postes, instalação de papeleiras, varrição e lavagem da via pública, remoção de pichações e pintura viária horizontal.

– A cada semana estamos em uma rua diferente executando diversos serviços para melhorar a vida das pessoas, além das revitalizações, nosso contato direto com a vizinhança tem gerado resultados positivos na construção de uma cidade mais organizada – explicou Flávio Valle, subprefeito da Zona Sul.

Para Ieda Cereijo, moradora da Rua Pedro Américo, a iniciativa é excelente e muito bem-vinda. Ela conta que em 27 anos essa é a primeira vez que uma mobilização como essa acontece para melhorar o estado da rua. A moradora enfatiza ainda que alguns moradores se uniram para colaborar com os cuidados da rua e que, com o apoio da Prefeitura na execução dos serviços, vai ficar mais fácil de manter a ordem.

– Um mutirão de serviços como este é algo que nunca havia acontecido na nossa rua. Estamos felizes e com esperança de que as coisas vão melhorar.

Para Arlindo Pereira, presidente da Aclama (Associação de Moradores e Amigos do Catete, Largo do Machado e Adjacências), a aproximação do poder público com a comunidade faz toda a diferença, ele ressalta que a associação está junto porque percebeu reciprocidade da subprefeitura no sentido do atendimento das demandas.

– Ontem, estivemos juntos na reunião da Aclama debatendo os problemas e propondo soluções. E hoje a subprefeitura trouxe esse mutirão de serviços, algo muito importante para que possamos cuidar cada vez melhor do nosso bairro – enfatizou Arlindo.

Para a escolha dos logradouros são levados em consideração o número de pedidos enviados pela população, por meio do canal 1746 da Prefeitura, e também os canais de contato direto da subprefeitura. Somente este ano houve aproximadamente 50 pedidos de intervenções na Rua Pedro Américo. A realização da operação colabora para suprir esta demanda.

Durante a ação, agentes da Subprefeitura também realizaram um trabalho educativo junto aos condomínios e comércios alertando sobre os cuidados com as calçadas, que são um bem público cuja conservação é regida por Lei Municipal.  O proprietário, seja comercial ou residencial, é responsável pela conservação, manutenção e reforma da calçada em frente ao seu imóvel, de acordo com Decreto n° 32.073 de 31 de março de 2010.

• 24 de maio de 2023