Ocí Ferreira expõe ‘A força do feminino’ no Parque das Ruínas

Publicado em 03/11/2021 - 17:31 | Atualizado
Ocí Ferreira expõe cerca de 20 pinturas em acrílico - Divulgação / Prefeitura do Rio

Resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura e de Políticas e Promoção da Mulher, o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa, recebe, no próximo dia 6/11, a exposição ‘A força do feminino’, da poetisa e artista plástica carioca Ocí Ferreira.

Com curadoria da produtora Bovoart, a mostra reúne cerca de 20 pinturas em acrílico sobre tela na galeria principal do espaço. As telas foram pintadas durante a pandemia e, segundo a artista, representam as cores e dores do feminino. Cada uma delas se conecta a poesias e crônicas também de sua autoria. Ainda na mostra, um painel em branco formado por três telas para interação com os visitantes.

– Abre espaço para reflexão de temas como opressão, abusos e violência contra mulher; maternidade, superação, empoderamento e liberdade. Busco, por meio da arte, ampliar o debate sobre a igualdade de direitos e o feminino –  diz Ocí.

Dona de uma forte e inspiradora história, a artista plástica, que nasceu na periferia do Rio, utiliza a arte como superação e busca ajudar outras mulheres.

Ela conta, por meio da sua trajetória artística, que foi através da arte que conseguiu se “desvencilhar de todos os fantasmas do passado, de crises de depressão e ansiedade, encontrando a si mesma”.

A visitação é gratuita e fica em cartaz até 30 de janeiro. Neste período, serão realizados encontros temáticos sobre gênero e enfrentamentos às violências, além de apresentações artístico-culturais e a Feira de Empreendedoras, sempre aos sábados, das 9h às 16h.

Parque das Ruínas: Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa – 2224-3922. Qui a dom, das 9h às 16h. Grátis. Livre. É necessário apresentar documento com foto e comprovante de vacinação.

• 3 de novembro de 2021