Obras em agulhas da Avenida Francisco Bicalho, sentido Rodoviária, estão em fase de conclusão

Publicado em 27/04/2023 - 22:32 | Atualizado em 28/04/2023 - 07:32

A Prefeitura do Rio, por meio da CET-Rio e das secretarias municipais de Transportes e Conservação, informa que as obras de inversão do primeiro entroncamento (agulha) da Avenida Francisco Bicalho, sentido Rodoviária, estão em fase de conclusão. A mudança do funcionamento dos entroncamentos é decorrente de uma necessidade operacional para acesso dos ônibus ao novo Terminal Intermodal Gentileza e à Rodoviária Novo Rio. O objetivo é melhorar a fluidez da pista central e mitigar congestionamentos recorrentes que trazem grandes prejuízos à circulação nas pistas central e lateral em direção ao Gasômetro, à Ponte e à Avenida Brasil, com filas que se estendem até a Praça da Bandeira, mesmo fora dos horários de pico.

De forma complementar, está prevista a criação de novos pontos de ônibus na Avenida Francisco Bicalho, garantindo a melhoria da acessibilidade dos usuários, de modo a desafogar o ponto existente na pista lateral, localizado após a passagem da linha férrea, que trouxe prejuízos ao tráfego na pista lateral da Avenida Francisco Bicalho nos últimos dias.

Todas as ações fazem parte de um conjunto de melhorias para o Terminal Intermodal Gentileza. Ainda está em avaliação a criação de um BRS na Avenida Francisco Bicalho, para otimizar a ligação entre o futuro terminal com o Centro, a Zona Sul e a região da Grande Tijuca, possibilitando a redução dos tempos de viagem.

Após a conclusão das obras e da execução da nova sinalização horizontal e vertical, o entroncamento, localizado após o viaduto da linha férrea, será liberado ao tráfego e passará a funcionar no sentido da pista central para a lateral. Os motoristas procedentes da Avenida Paulo de Frontin, do Elevado Freyssinet e da Praça da Bandeira deverão redobrar a atenção no percurso e nas novas placas instaladas, especialmente se estiverem se dirigindo para a Linha Vermelha, para o Santo Cristo ou para a Rodoviária.

• 27 de abril de 2023