No Dia Mundial do Idoso, operação em ônibus flagra desrespeito a passageiros da terceira idade

Publicado em 01/10/2019 - 12:40 | Atualizado
Operação Direito da Pessoa Idosa flagrou desrespeitos por motoristas de ônibus em Copacabana. Foto: divulgaçãoOperação Direito da Pessoa Idosa flagrou desrespeitos por motoristas de ônibus em Copacabana. Foto: divulgação

Neste Dia Mundial do Idoso, pessoas da terceira idade que estiveram no ponto de ônibus da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na altura da praça Serzedelo Correia, em Copacabana, precisaram de paciência. A Operação Direito da Pessoa Idosa, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos, em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a Guarda Municipal, flagrou, em apenas meia hora, três motoristas que passaram direto no ponto. Isso apesar de passageiros idosos terem feito sinal. Dois dos veículos eram da linha 415 e um da 474.

No ponto seguinte, eles foram abordados pelos agentes da SMTR e da Guarda Municipal. Autuados por desrespeito à lei, cada um terá que pagar multa de R$ 1.410. Os motoristas alegaram que não viram os acenos no ponto.

– Eu fiquei quase no meio da rua para fazer o sinal, tenho certeza de que eles viram, sim. Isso acontece frequentemente, principalmente neste ponto, que é uma curva, e os ônibus passam muito rápido – disse a aposentada Marlene Araújo Braga, de 65 anos.

Esta é a segunda vez que o alvo da Operação Direito da Pessoa Idosa são os motoristas de ônibus. Na primeira, em julho, dois foram autuados.

– Além da multa, se a vítima quisesse, poderia registrar queixa na delegacia, por desrespeito ao Estatuto do Idoso. Seria um dia para gente comemorar, mas infelizmente as pessoas da terceira idade ainda não são tratadas como merecem e têm direito – disse Felipe Michel, secretário municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos.