Multiplan é a nova parceira do Abrace uma Escola, programa da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em 21/09/2021 - 15:41 | Atualizado
Meta é buscar investimento externo para fazer melhorias em escolas municipais - Michel Albuquerque/Prefeitura

A Multiplan é a nova parceira do programa Abrace uma Escola. A assinatura do acordo aconteceu nesta segunda-feira, dia 20/9, na sede da Secretaria Municipal de Educação. Lançado pela atual gestão da SME, o projeto permite que a sociedade civil e a iniciativa privada apoiem unidades escolares em três áreas: doação de insumos, melhorias de infraestrutura e conectividade. Com esta parceria, a Multiplan vai reformar a Escola Municipal Marechal Canrobert Pereira da Costa, no Anil, em Jacarepaguá, que inclui a realização de serviços como pintura total da unidade, reparos no piso, emboço, portões, instalações de bebedouro, mobiliário de concreto, troca de tela de alambrado, entre outras ações. Também serão realizados projetos de Educação Ambiental na unidade, como as oficinas de Horta Escolar e Caminho das Águas. A Escola Municipal Marechal Canrobert Pereira da Costa tem 700 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com nove salas de aula e 18 turmas, funcionando em dois turnos — de manhã e de tarde.

— Estamos muito felizes por esta parceria com a Multiplan. Temos uma rede municipal de ensino com 1.543 unidades escolares. São espaços públicos, não é estatal. Pertence a toda a sociedade. Esse é um investimento no bem estar, no desenvolvimento de uma forma geral da sociedade. Afinal, é Educação. E qual a contrapartida das empresas? Fazer o bem. Todos vivemos aqui no Rio e queremos o desenvolvimento da cidade — comentou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, durante a assinatura do acordo.

O vice-presidente institucional da Multiplan, Vander Giordano, comentou que é uma prática do grupo o investimento em parcerias na região em que atua.

— Não vamos transformar o Brasil, mas se podemos ajudar a transformar a realidade do entorno já é um passo significativo. Essa é uma prática normal no exterior, com doações para instituições de ensino por parte de ex-alunos. A Multiplan, hoje, é o maior gerador de empregos no Rio de Janeiro. Nosso DNA é carioca. Precisamos reter os talentos por aqui. Por isso é fundamental investir em Educação — afirmou Vander Giordano.

A diretora da Escola Municipal Marechal Canrobert Pereira da Costa, Flávia Freitas, está muito entusiasmada com a parceria estabelecida por meio do Abrace uma Escola, que permitirá uma série de melhorias na unidade.

— Essa parceria é um desejo antigo. Mandei um e-mail para a Multiplan solicitando apoio. E fiquei muito surpresa quando eles responderam e demonstraram a intenção de ajudar. Começamos a conversar e hoje, finalmente, conseguimos concretizar a assinatura do acordo. Além da reforma na escola, quero destacar que as parcerias sociais também são muito importantes. Nossos alunos só têm a ganhar — disse a diretora Flávia.

A Subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, responsável por essa parceria destaca a importância das PPP (Parceria Público Privada) para o bem da população em geral.

— A aproximação da sociedade civil com o poder público é sempre importante! Lá fora esse costume existe e funciona muito bem! Um comércio próximo a uma escola pode estabelecer parceria com um bem público, incentivando esse sentimento de pertencimento pra ambos os lados — conclui a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo.

Primeira parceira do programa, a Ternium Brasil, uma das maiores siderúrgicas da América Latina, está doando R$ 2,4 milhões para a restauração de uma escola municipal da Zona Oeste carioca.

Mais sobre o Abrace uma Escola

O programa já conta com outras 27 parcerias em andamento, para potencializar suas ações. O Abrace uma Escola é um canal para aproximar unidades educacionais de pessoas físicas e empresas que queiram colaborar com a melhoria da rede. Os interessados poderão ajudar com obras de infraestrutura, ações de conectividade ou de insumos.

Abraçar uma Escola é uma questão social, de responsabilidade e que dará um futuro melhor para o Rio. Em relação à infraestrutura, os problemas mais comuns encontrados nas unidades apontadas são a necessidade de reparos das redes hidráulicas e elétricas, reforma dos telhados e o conserto de infiltrações.

Os interessados em apoiar o projeto Abrace uma Escola terão duas formas de participar: por meio da execução direta da obra ou da doação de equipamento/insumos diretamente para a escola ou para organizações parceiras, que recebem o material e realizam o serviço.

Para enviar uma proposta de apoio envie e-mail para: parcerias@rioeduca.net

• 21 de setembro de 2021