Publicado em 30/12/2020 - 15:28 | Atualizado em 31/12/2020 - 13:30
  • Início/
  • /
  • Prefeitura anuncia pagamento do 13º salário para mais uma parcela de servidores e o funcionamento dos serviços essenciais da área de saúde
Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura. Foto: Divulgação / Prefeitura do RioCentro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura - Divulgação/ Prefeitura do Rio
O prefeito em exercício do Rio de Janeiro, Jorge Felippe, anunciou nesta quarta-feira, 30/12, o pagamento do 13º salário integral para mais uma parcela de 29 mil servidores que ganham até R$ 4 mil. Além disso, garantiu o funcionamento dos serviços essenciais da área de saúde e a regularização do cartão-alimentação, oferecido a 643 mil alunos da rede municipal de ensino.
Estas medidas são possíveis graças à economia feita pela gestão interina nos últimos dias e ao repasse de R$ 50 milhões obtidos por Jorge Felippe junto à mesa diretora da Câmara de Vereadores do Rio, gerando um total de caixa de R$ 144 milhões.  O Governo do Estado se comprometeu a repassar R$ 80 milhões para ajudar nas contas do município.
– Quero deixar claro o nosso agradecimento à sensibilidade da Câmara Municipal do Rio, que, na tarde desta quarta-feira, está fazendo repasse de R$ 50 milhões para a Prefeitura do Rio – disse Jorge Felippe.  – Agradeço também o auxílio financeiro tão importante por parte do governador Cláudio Castro neste momento de grandes desafios no Rio de Janeiro.
Tais receitas vão contemplar:
– Os serviços básicos da sáude, com alimentação, vestuário, maqueiros, vigilância, limpeza e medicamento.
–  Complemento do 13º dos servidores terceirizados e estatutários da área da saúde, que ganham acima de R$ 4 mil.
 – R$ 22,5 milhões serão destinados ainda nesta quarta-feira (30/12) para o cartão-alimentação oferecido a 643 mil alunos da rede municipal de ensino.
–  Pagamento integral do 13º salário para servidores que recebem até R$ 4 mil.
– Está assegurado o duodécimo do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do Município.
–  O funcionamento da hemodiálise, com pagamento de R$ 8 milhões, e da saúde mental, no valor de R$ 1,2 milhão.
O prefeito em exercício deixou claro também que o salário de dezembro está garantido para todos os servidores do Rio de Janeiro, com pagamento até o quinto dia útil de janeiro.
A Prefeitura do Rio pagou, no último dia 18, o 13º salário a mais de 20 mil funcionários celetistas de empresas municipais, incluindo a Comlurb. No dia 23, o 13º salário de mais de 46 mil servidores ativos, inativos e pensionistas com vencimentos de até R$ 3 mil também foi pago.
Com relação ao 13º dos demais servidores, a Prefeitura do Rio segue trabalhando e lutando para pagar, dando previsão até fevereiro.
  • 30 de dezembro de 2020