Jacarepaguá ganha Centro Municipal de Trabalho e Emprego para ajudar quem está fora do mercado

Publicado em 21/01/2020 - 16:39 | Atualizado em 21/01/2020 - 16:41
SMDEI encaminha para vagas de emprego. Foto: Marcelo Piu/ Prefeitura do RioSeleção para emprego - Arquivo/ Prefeitura do Rio

O Rio de Janeiro terá a partir desta quarta-feira (22/01) um novo local para ajudar quem está desempregado a reencontrar seu lugar no mercado de trabalho. Será inaugurado em Jacarepaguá mais um Centro Municipal de Trabalho e Emprego (CMTE), com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, dentro do Quality Shopping (Avenida Geremário Dantas, 1.400 – ss 101 e ss 102), na Freguesia. O espaço vai oferecer salas para entrevistas de emprego, cursos de capacitação e qualificação profissional.

O que são os Centros Municipais de Trabalho e Emprego?

Trata-se de equipamentos da Prefeitura mantidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) para atendimento a cidadãos que procuram inserção ou recolocação no mercado de trabalho. Ali são prestados os seguintes serviços: orientação para emissão da Carteira de Trabalho Digital; habilitação de requerimento de seguro desemprego; intermediação de mão de obra e inscrições em cursos de qualificação.

– Ter um equipamento desses é poder facilitar a inserção ou a reinserção de quem está em busca de oportunidades de emprego, além de reunir num mesmo lugar a possibilidade de qualificação e de emissão de documentos essenciais para o mercado de trabalho – explica Renato Moura, secretário municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação.

Sou empresário e quero recrutar mão de obra, como devo fazer?

Os empregadores também podem procurar a Central de Captação de Vagas, pelo telefone 2976-7368, para disponibilizar suas oportunidades de emprego. Os técnicos da SMDEI farão o recrutamento da mão de obra.

Como posso solicitar os serviços do CMTE?

Veja com atenção como proceder em cada uma das situações:

Seguro Desemprego

Serviço agendado previamente pelo telefone 158 ou pelo site saa.mte.gov.br

• Requerimento de Seguro desemprego e comunicação de dispensa;
  • Documento de identificação – RG ou certidão de nascimento/ casamento com o protocolo de requerimento da identidade ou carteira de habilitação
    ou passaporte ou certificado de reservista;
  • PIS;
  • Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de saque do FGTS ou extrato analítico;
  • Termo de rescisão e termo de homologação ou quitação;
  • Três (3) últimos contracheques dos três (3) meses anteriores à demissão;
  • Comprovante de residência ou declaração;
  • Comprovante de escolaridade ou declaração.

Intermediação de Mão de Obra

A distribuição de senha é por ordem de chegada.

• Identidade;
  • Carteira de Trabalho;
  • PIS;
  • Endereço com CEP.

Inscrições em Cursos de Qualificação

A distribuição de senha é também por ordem de chegada.

• Identidade;
  • Carteira de Trabalho.

Onde há outras unidades do CMTE?

A Zona Oeste conta com mais dois postos de atendimento, além desse de Jacarepaguá. Ficam em Campo Grande (Rua Barcelos Domingos, nº 162) e Santa Cruz (Rua Lopes de Moura, nº 58). O horário de funcionamento é de 8h a 16h.

Confira outros endereços:

• Méier (Rua 24 de Maio, 931);
  • Centro – Ciad ( Avenida Presidente Vargas, 1997 – atendimentos exclusivos a PCD, pessoas com deficiência);
  • Ilha do Governador (Estrada do Dendê, 2080);
  • Providência (Rua da América, 81);
  • Tijuca( Rua Camaragibe, 25).