Grávidas com comorbidade podem se vacinar contra Covid-19 em um dos postos do município

Publicado em 21/04/2021 - 12:33 | Atualizado em 21/04/2021 - 14:09
Imunização para grávidas e puérperas com comorbidades - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Mulheres grávidas que têm comorbidade já podem se vacinar contra a Covid-19 em um dos postos indicados pela Secretaria Municipal de Saúde. Para receber a primeira dose, elas devem comprovar, por meio de laudo médico, que possuem uma das doenças listadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Para gestantes que não tenham comorbidades, mas façam parte de algum dos outros grupos prioritários incluídos no calendário de vacinação, a orientação do PNI é para que seja realizada a avaliação dos riscos e benefícios da vacina, principalmente em relação à atividade desenvolvida pela mulher.

As grávidas devem ser informadas sobre os dados conhecidos de eficácia e segurança das vacinas e sobre a ausência de alguns dados relacionados. E também sobre os riscos potenciais da infecção pelo coronavírus, para que assim possam tomar uma decisão esclarecida sobre a vacinação.

Saúde inaugura posto de vacinação na quadra da Portela

• 21 de abril de 2021