Gabinete Itinerante da Prefeitura concentra ações de saúde na Zona Oeste por conta de fortes chuvas

Publicado em 05/03/2020 - 14:53 | Atualizado em 05/03/2020 - 15:23
Mariana Ribeiro Ignácio, de 22 anos, foi logo cedo hoje tomar vacina contra tétano: "Mais aliviada"/ Foto: Marcelo Piu/ Prefeitura do Rio

Devido às fortes chuvas que atingiram a cidade, o Gabinete Itinerante da Prefeitura do Rio está atuando em caráter especial, desde segunda-feira (03/03), em quatro pontos da Zona Oeste, região mais castigada pelo temporal. Há outros nove postos de atendimento às vítimas espalhados pelo município (ver os endereços abaixo). A maior parte dos serviços, voltada para a prevenção de doenças causadas por enchentes, está concentrada na Paróquia Divino Espírito Santo, na localidade conhecida como Barata, em Realengo. Só lá, mais de duas mil pessoas já receberam diversos tipos de atendimento, sendo que cerca de 500 foram vacinadas contra sarampo, hepatite B e antitetânica. Em toda a cidade, mais de cinco mil atendimentos já foram feitos.

– A Saúde, através da Atenção Primária, já cobre toda a cidade. Mas em momentos como esse, nós intensificamos as ações, voltadas para a prevenção, com o objetivo de se preservar vidas e minimizar os danos causados à população. As equipes estão fazendo mais visitas domiciliares, buscando idosos, pessoas que não conseguem se locomover, acamadas, crianças menores de um ano, para serem vacinadas, e orientando o que deve e o que não se deve fazer nestas ocasiões. Alertas sobre a manipulação de alimentos, os cuidados para a desinfecção das moradias, o trato com os animais e o consumo de água potável, são algumas questões abordadas nos postos e também nas casas dos cidadãos – afirmou a secretária de Saúde, Beatriz Busch.

As irmãs Luciana e Marly Souza: informações e hipoclorito de sódio. Foto: Marcelo Piu/ Prefeitura do Rio

Mariana Ribeiro Ignácio, de 22 anos, foi logo cedo hoje no posto montado na paróquia. Ela contou que teve contato com água de enchente e por isso decidiu se vacinar contra tétano. Já Zenith Cabral, 56, aproveitou para tomar a dose de reforço contra o sarampo.

– Me sinto mais segura e aliviada agora – disse Mariana, que já havia recebido da técnica em enfermagem, Jussara Barbosa, a vacina tríplice (sarampo, catapora e rubéola).

A Secretaria Municipal de Saúde também distribui, em parceria com o Ministério da Saúde, hipoclorito de sódio (um desinfetante de água para o consumo humano) e cartilhas de como agir em casos de enchentes.

– Esse produto (hipoclorito de sódio) e as informações que estamos recebendo, serão muito úteis – agradeceu Luciana da Silva, 57, ao lado da irmã Marly Souza, 54. Elas moram nas ruas Carmem Gomes e Reis e Silva, respectivamente, que sofreram com inundações. Para a agente de Combate à Epidemias do Ministério da Saúde, Nizzete Marins, a atitude de Luciana e Marly serve de exemplo.

– Informações corretas podem evitar uma série de transtornos para a saúde, inclusive mortes – justificou.

Mais serviços

Nas dependências da igreja em Realengo, pessoas que perderam pertences também estão contando com a solidariedade de terceiros, que doaram roupas, alimentos e remédios aos mais necessitados.

Mais de duas mil pessoas já foram atendidas na Igreja Divino Espírito Santo, em Realengo. Foto: Marcelo Piu/ Prefeitura do Rio

Quem passa pelos pontos de atendimento também pode obter outros serviços oferecidos por órgãos municipais e secretarias, que ajudam a melhorar a vida dos moradores do bairro. Com apoio da Fundação Leão XIII e Detran, quem perdeu documentos nas enchentes está podendo retirar a segunda via.

Confira os pontos de atuação emergencial das equipes de Saúde:

Coordenações de Atenção Primária (CAP 4.0)

– Santa Maria: Tenda na Estrada do Rio Pequeno , 1.553
– Curicica: Rua João Ribeiro, 40

CAP 5.1/ Realengo

– Igreja Batista – Rua Biguaçu, 155, Cachoeira, Barata, Realengo
– Paróquia Divino Espírito Santo, Rua Itacorovi, 115, Barata, Realengo

CAP 5.2/ Jardim Maravilha

– Igreja Congregacional Recanto do Magarça, Estrada da Magarça, 6.810, Campo Grande;
– Escola Municipal Tatiana Chagas, Rua Pedro Osório, 360, Guaratiba,
– Igreja Illan Church, Estrada da Magarça, 4.226, Guaratiba
– Escola Professor Fabio César pacifico, Carobinha

CAP 5.3