Publicado em 06/01/2022 - 06:55 | Atualizado em 06/01/2022 - 07:21
  • Início/
  • /
  • Frente fria e corredor de umidade mantêm tempo instável na cidade até o fim de semana
Previsão de tempo instável na cidadeA previsão é de ventos fortes e chuva fraca para este domingo - Arquivo/Prefeitura do Rio

O tempo seguirá instável no município do Rio nesta quinta-feira (6/1), de acordo com o Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio com sede no Centro de Operações Rio (COR). A previsão é de chuva fraca a moderada, isolada, durante a manhã, e de pancadas de chuva moderada a forte, podendo vir acompanhadas de raios e ventos fortes, nos períodos da tarde e noite.

– A cidade estará sob influência de uma zona de convergência de umidade que se reorganiza sobre a Região Sudeste em conjunto com a passagem de uma frente fria pelo oceano – explicou o meteorologista Nilton Moraes.

Os modelos numéricos de previsão do tempo estimam que chova, em média e para toda a cidade, 20 mm nesse dia.

Chuva até o fim de semana

Ainda segundo o Alerta Rio, entre sexta-feira (7/1) e domingo (9/1), o tempo permanecerá instável no município do Rio, devido à atuação da zona de convergência em conjunto com ventos úmidos vindos do oceano. Ao longo desses dias, o predomínio será de céu nublado com chuva fraca a moderada, isolada, a qualquer momento. Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam estimativa média de chuva de cerca de 10 mm em cada um desses dias.

Na segunda-feira (10/1), o tempo voltará a ficar estável, com céu parcialmente nublado a nublado, sem previsão de chuva. As temperaturas estarão em elevação e os ventos fracos a moderados (até 51,9km/h).

O cidadão pode acompanhar, em tempo real, todas as informações sobre as condições do tempo no twitter.com/operacoesrio e no aplicativo COR.Rio, disponível gratuitamente nas versões Android (bit.ly/appcor_android) e iOS (bit.ly/appcor_ios).

Recomendações em caso de chuva forte com raios e ventos fortes:

– Permaneça em local seguro e evite áreas com alagamentos;

– Não caminhe em áreas alagadas, pois há perigo de correnteza e de ferimentos com objetos, quedas em buracos sob a água, além de risco de doenças;

– Não fique próximo à beira de córregos e rios;

– Nunca force a passagem de carros em vias alagadas;

– Afaste-se de árvores, terrenos abertos e coberturas metálicas, além de precipícios, encostas e lugares altos sem proteção;

– Evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas;

– Não permaneça em piscinas, rios e lagos;

– Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar;

– Não toque em objetos de metal ou elétricos;

– Feche as janelas, basculantes e portas para evitar canalizações de ventos no interior de casa;

– Feche persianas, cortinas ou blecautes para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar;

– Banhos só quando terminar a chuva;

– Evite usar o telefone durante a chuva;

– Desligue aparelhos elétricos e feche o registro de gás;

– Fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios;

– Não estacione próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.

Orientações de segurança elaboradas pela Defesa Civil do Estado (Sedec-RJ) e pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

• 6 de janeiro de 2022