Floresta dos Atletas vira realidade com 13.725 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica

Publicado em 09/12/2019 - 11:50 | Atualizado em 09/12/2019 - 11:59
Mutirão vai plantar mais de 13 mil mudas na Floresta dos Atletas - Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

A Prefeitura realiza nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, um mutirão de plantio da Floresta dos Atletas, no Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste da cidade. O espaço receberá até o fim do dia as 13.725 mudas de 207 espécies da Mata Atlântica — uma promessa dos Jogos Olímpicos de 2016. O evento marca a revitalização da área, degradada nas últimas décadas. A atividade é aberta à população, com início às 9h e término previsto para as 15h.

O trabalho teve início no dia 25 de setembro, em uma ação que contou com a participação de estudantes da rede municipal e que seria concluída ao longo de 2020. O atleta Diego Hypólito, medalha de prata no exercício de solo na Olimpíada do Rio, em 2016, também participou da ação. Com um esforço conjunto da Subsecretaria Municipal do Legado Olímpico junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a programação pôde ser antecipada e será finalizada já nesta terça-feira.

– É só chegar e estar preparado para botar a mão na massa. Damos uma resposta ao mundo da nossa capacidade, sem gerar qualquer gasto. É uma solução muito legal e dá a consciência da importância do legado – afirma Patrícia Amorim, subsecretária municipal do Legado Olímpico.

Para investir os R$ 3 milhões necessários para o plantio das mudas na área de cinco hectares, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente utilizou “compensações ambientais”. Trata-se de um mecanismo legal de contrapartida para que empresas cujas atividades causaram impacto ao meio ambiente compensem os danos.

– No futuro esse local vai servir como um pomar de sementes para outros projetos de reflorestamento da cidade – comemora o secretário municipal de Meio Ambiente, Bernardo Egas.

O Parque Radical de Deodoro fica na Estrada Marechal Alencastro, nº 1357, no bairro de Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte.

O plantio
das mudas será feito na área de cinco hectares do Parque Radical de Deodoro – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio