Educação de jovens e adultos está com inscrições abertas: início das aulas é imediato

Publicado em 11/06/2021 - 07:00 | Atualizado em 11/06/2021 - 11:48
Prefeitura abre vagas para Educação de Jovens e Adultos - Divulgação/Prefeitura

Jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos sem limite de idade não precisam aguardar início de trimestre nem formação de turma para começar a estudar. As inscrições para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) ficam abertas durante todo o ano, e basta fazer a matrícula para ter acesso ao ensino. A metodologia permite que o estudante aprenda, sem prejuízo pedagógico, mesmo que o período letivo regular já esteja em andamento. O sistema, com capacidade para até 30 mil alunos este ano, é uma opção para quem nunca esteve numa sala de aula ou então precisa voltar para ela.

De acordo com a Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação, para a matrícula é necessário ir a uma unidade escolar da rede que oferece a EJA levando cópia da identidade, do CPF, da certidão de nascimento ou casamento e do comprovante de residência, uma foto 3×4 atual e histórico escolar original (caso já tenha estudado e não possua o documento, uma declaração original poderá ser apresentada até que ele seja providenciado).

Em caso de dúvida ou se precisar localizar uma unidade que ofereça EJA, o candidato pode ligar para a gerência pelos telefones (21) 2976-2307,  2976-2292 e 2273-8941.

Regularmente são feitas chamadas públicas para essa modalidade. Semanalmente são publicadas, no Instagram (@ejariosme) e no Facebook (fb.com/ejariosme), relações de escolas da rede municipal que oferecem EJA nos turnos da noite, da tarde e da manhã, nas formas presencial (4 horas diárias de aula) ou semipresencial (2 horas diárias de aula) e à distância.

• 11 de junho de 2021