Economia solidária será fortalecida com recriação do cadastro municipal

Publicado em 21/08/2023 - 09:29 | Atualizado
O cadastro municipal tem o objetivo de mapear e fomentar as atividades econômicas solidárias na cidade - Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

Com o objetivo de mapear e fomentar as atividades econômicas solidárias na cidade do Rio, promovendo o desenvolvimento local, a inclusão social e a geração de trabalho e renda, foi recriado o Cadastro Municipal de Economia Solidária do Município do Rio de Janeiro. Com início marcado para esta terça-feira (22/8), no circuito de feiras Rio Ecosol, na Praça Saens Peña, o CADSOL é uma importante ferramenta para o fortalecimento da economia solidária, que é baseada na cooperação, solidariedade e autogestão, enquanto a economia tradicional busca a competição e o lucro individual.

Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário, o CADSOL vai gerar um banco de dados com as atividades econômicas solidárias existentes na cidade, identificando suas características e potencialidades. As organizações cadastradas receberão apoio técnico e jurídico para sua legalização. O CADSOL também promoverá a divulgação das atividades por meio de eventos e publicações, oferecerá capacitação e facilitará a articulação com outros setores da economia, como comércio, turismo e agricultura familiar.

O cadastro permite que as organizações de economia solidária possam ser reconhecidas pelo poder público, ter acesso a políticas e programas de apoio e participar de redes de cooperação e comércio justo. Ele permite que o poder público tenha um controle maior sobre as iniciativas de economia solidária no município, evitando a atuação de organizações ilegais ou que não estejam de acordo com os princípios da economia solidária.

• 21 de agosto de 2023