Desfile do Flamengo campeão da Libertadores neste domingo tem esquema especial na cidade

Publicado em 23/11/2019 - 19:52 | Atualizado em 23/11/2019 - 20:23

Campeão da Libertadores, com vitória épica sobre o River Plate, por 2 a 1, em Lima, no Peru, o Flamengo vai comemorar com os torcedores em desfile pela cidade do Rio de Janeiro neste domingo, 24 de novembro. A Prefeitura preparou um esquema especial de trânsito, transporte, segurança e limpeza urbana para a festa dos rubro-negros. Serão 580 agentes, entre guardas municipais, controladores da CET-Rio e fiscais de estacionamento irregular da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), além de equipes do Centro de Operações Rio (COR) e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). A operação começará às 6h, e abrangerá o desembarque da delegação do Flamengo no aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim até o deslocamento à Avenida Presidente Vargas, no Centro, onde ocorrerá desfile em carro aberto. O desfile será entre a Candelária e o Monumento a Zumbi dos Palmares, e foi uma proposta da Prefeitura, aceita pelos dirigentes do clube carioca.

Guarda Municipal

A GM-Rio atuará em turnos, com 383 agentes e 49 veículos na operação que começa às 6h na Avenida Presidente Vargas. Desse total, 56 guardas estarão, a partir das 7h, no entorno do aeroporto, em apoio à saída do ônibus com os jogadores. O objetivo é promover a segurança viária dos torcedores e evitar transtornos no trânsito da cidade, além de coibir infrações, como o estacionamento irregular.

Para o evento de recepção dos atletas, na Avenida Presidente Vargas, o esquema operacional contará, durante a madrugada, com patrulhamento preventivo na Central do Brasil. Ao todo, serão empregados 175 guardas somente na região da Presidente Vargas.

Reboques

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) vai atuar com 25 reboques na fiscalização do estacionamento irregular. Em caso de veículo removido, o cidadão deve imprimir a Guia de Pagamento e de Remoção (GPR), pelo site da Prefeitura ou no próprio depósito da Prefeitura, que fica na Avenida Pedro II, 67, esquina com a Avenida Francisco Bicalho, próximo à Leopoldina.

Comlurb

A Comlurb garantirá a limpeza da Avenida Presidente Vargas e ruas adjacentes, neste domingo (24/11), a partir das 10h, durante a festa da torcida do Flamengo com o time, que desfilará em carro aberto após conquistar o bicampeonato da Taça Libertadores ao vencer o River Plate da Argentina, em Lima no Peru.
Os campeões farão o percurso da Candelária até a estátua de Zumbi dos Palmares, na altura da Praça Onze, e 175 garis foram destacados para fazer os serviços de varrição e recolhimento de resíduos, com apoio de quatro caminhões compactadores, quatro satélites e quatro pipas d´água, para a lavagem das vias com água de reuso.
Além da Presidente Vargas, as equipes operacionais da Companhia estarão presentes em todos os demais pontos de concentração de torcedores na cidade.

Outros pontos de comemoração

A GM-Rio manterá ainda esquema de trânsito em apoio a 12 pontos com concentração de torcedores em praças, parques e tradicionais bares da cidade, com o efetivo de 152 agentes atuando em diversos bairros das zonas Sul, Norte e Oeste, além da região do Centro da cidade. Entre os locais, estão a Lapa, Parque Madureira; Praça Varnhagem, na Tijuca; Praça Santos Dumont, no Baixo Gávea; Praça São Salvador, em Laranjeiras; Avenida Olegário Maciel, na Barra da Tijuca; Barril 8000, na Estrada de Jacarepaguá, no Anil; Planalto do Chope, na Avenida Geremário Dantas, no Pechincha; Bar do Telão, na Estrada Tenente Coronel Muniz Aragão, na Gardênia Azul; e Largo da Maçonaria, em Campo Grande.

Interdições

O esquema especial de trânsito montado pela CET-Rio, em conjunto com a Polícia Militar, tem início às 7h, com a interdição da Ponte Velha (ligação entre a Ilha do Fundão e a Ilha do Governador). Além desta, todas as vias que dão acesso ao terminal de cargas do Aeroporto do Galeão serão fechadas. Os veículos oriundos das ilhas do Fundão e Governador serão desviados pela Ponte Nova.

Já a Presidente Vargas será interditada em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Igreja da Candelária e o monumento a Zumbi dos Palmares, na Rua de Santana. O planejamento de trânsito poderá sofrer alterações conforme a necessidade.

Estágio de Atenção

O COR informa que a cidade deve entrar em Estágio de Atenção às 14h deste sábado devido aos diversos eventos do fim de semana e o desfile do time do Flamengo. No domingo, haverá monitoramento do deslocamento do Galeão ao Centro, da área da Avenida Presidente Vargas, as vias de acesso ao Centro e a região onde está previsto o desfile. O acompanhamento ocorrerá por meio de 596 câmeras e outros equipamentos de videomonitoramento de parceiros, informações de agentes em campo e outros sensores, como informes de usuários do Waze e GPSs dos ônibus. O COR integra as operações dos órgãos envolvidos e pode acionar pronta resposta das equipes da prefeitura para atuar em ocorrências e outras situações.

O app COR.Rio e os perfis das redes sociais do Centro de Operações Rio disponibilizarão todas as informações sobre trânsito e transporte. Para se manter atualizado sobre a operação da cidade, basta acessar o twitter.com/operacoesrio ou o facebook.com/operacoesrio.

• 23 de novembro de 2019