CVS realiza palestra de prevenção ao câncer de próstata

Publicado em 11/11/2020 - 15:37 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • CVS realiza palestra de prevenção ao câncer de próstata
O encontro reuniu cerca de 35 guardas municipais entre comandantes, subcomandantes, diretores e coordenadoresO encontro reuniu cerca de 35 guardas municipais entre comandantes, subcomandantes, diretores e coordenadores

A Coordenadoria de Valorização do Servidor (CVS) da Guarda Municipal realizou na manhã desta quarta-feira, dia 11, palestra de prevenção do câncer de próstata em referência à campanha “Novembro Azul”, no auditório da sede, em São Cristóvão. O encontro reuniu cerca de 35 guardas municipais entre comandantes, subcomandantes, diretores e coordenadores.

Antes de falar dos cuidados relacionados ao câncer de próstata, a enfermeira da CVS Gisele Nascimento deu uma série de orientações para evitar o contágio do novo coronavírus. Ela alertou os guardas sobre a necessidade de observar idosos e crianças que muitas vezes por estarem assintomáticos, acabam se descuidando das medidas preventivas como o uso de máscara de proteção facial e o álcool em gel. Ela enfatizou que a pandemia ainda não acabou e que os cuidados redobrados devem ser mantidos.

Em seguida, a equipe do Centro Municipal de Saúde Ernesto Zeferino Tibau Júnior, formada pelas agentes comunitárias de saúde Gláucia Moura e Rosana da Costa, destacou os cuidados que os homens devem ter para evitar o câncer de próstata e conscientizou os participantes sobre o preconceito, que ainda é muito presente por causa do exame de toque retal, um dos mais utilizados para verificação do estado da próstata.

Entre os sintomas que devem ser observados estão não esvaziar totalmente a bexiga após urinar, vontade de urinar menos de duas horas após ter urinado, precisar fazer força para começar a urinar, levantar várias vezes à noite para urinar, sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil, entre outros. Caso apresente um ou mais desses sintomas, é necessário procurar um urologista e fazer exames.

Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença, como pessoas com mais de 50 anos, de cor negra, histórico de câncer na família e uso abusivo de álcool e cigarro. Ter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercícios físicos, dormir bem entre 6 e 8 horas por dia estão entre as dicas que podem ajudar a prevenir a doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

• 11 de novembro de 2020