Centro de Operações Rio volta a receber imagens de câmeras da região portuária

Publicado em 25/02/2021 - 08:47 | Atualizado
A sala de comando do COR já consegue captar o sinal de 50 equipamentos - Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

O Centro de Operações Rio voltou a receber as imagens das câmeras de monitoramento de trânsito da região portuária da cidade. Após quase nove meses sem acesso ao serviço, a sala de comando do COR já consegue captar o sinal de 50 equipamentos e, em breve, terá acesso a mais telas, recuperando assim seu olhar apurado para o Porto Maravilha.

Representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano  da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) foram procurados recentemente pelo chefe executivo do COR, Bruno Ramos, que solicitou o recebimento das imagens. Desde que a área começou a ser revitalizada, ainda na primeira gestão do prefeito Eduardo Paes – quando houve a construção dos túneis Rio 450 e Marcello Alencar e a inauguração do Museu do Amanhã -, o Centro de Operações Rio recebia as imagens das principais vias, e, com base nesse material, a CET-Rio era capaz de fazer ajustes nos sinais de trânsito, por exemplo, pois as plataformas eram integradas.

A região portuária é gerida pela Cdurp, que contratou a concessionária Porto Novo para fazer a manutenção da área e dos túneis Rio 450 e Marcello Alencar.

– Essa é uma região muito importante para a cidade do Rio de Janeiro. O retorno dessa parceria é estratégico para o COR, potencializando a nossa operação e a mobilidade – diz Bruno Ramos.