Publicado em 13/07/2022 - 14:29 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Centro de Operações Rio prorroga as inscrições para o Desafio COR até o dia 27 de julho
Desafio COR buscará soluções para a cidade - Divulgação

Grupos de estudantes e de profissionais, startups e empresas interessados em participar do Desafio COR – programa de inovação e aceleração do Centro de Operações Rio – têm mais uma chance para participar da disputa. O encerramento das inscrições, que estava previsto para esta quarta-feira (13/7), foi adiado para o dia 27 de julho. Neste ano, o tema do desafio será “Como ampliar a identificação e o monitoramento dos riscos e impactos de eventos climáticos (hidrometeorológicos) severos na cidade”.

Os interessados devem preencher o formulário. Todos os projetos recebidos serão analisados. As equipes selecionadas terão acesso a diversos dados do Centro de Operações Rio e seus parceiros para construir a primeira versão de suas soluções, com apoio de técnicos das prefeituras e de parceiros privados.

Nesta quarta-feira, às 19h, o COR realizará uma live para falar de todos os detalhes sobre esta edição do Desafio COR. Para participar, basta se inscrever neste link.

Com previsão de início para o dia 1º de agosto, o evento será realizado por meio da parceria Rio-Nasa, além da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), FCJ Rio, Fundação João Goulart (FJG), C40 Cities, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR) e Fórum dos Centros de Comando e Controle para Cidades (Fórum 4C).

A disputa será dividida em três etapas. Até 14 ideias serão selecionadas para a primeira fase do Desafio COR, período em que os participantes farão uma imersão no Centro de Operações Rio para que possam desenvolver seus projetos alinhados às necessidades do COR. Em seguida, os grupos apresentarão os projetos a uma banca, que selecionará até quatro ideias que passarão para a segunda etapa do Desafio COR, chamada de “aceleração”. Nesta fase, as equipes terão dois meses para desenvolver suas soluções.  As melhores passarão para a última etapa, de incubação, em que são integradas experimentalmente à operação do COR para aprimoramento.

Edições anteriores

O desafio já teve três edições, em 2018, 2019 e 2021 para aprimorar, respectivamente, a resposta da cidade a eventos de chuva forte; a gestão dos impactos das mudanças climáticas no sistema de ônibus do município; e a comunicação de emergência.

Como resultado, o COR já certificou seis startups, qualificando as ferramentas para serem integradas ao conjunto de ferramentas operacionais do COR. São elas: a Noah, com sensores inteligentes de alagamento; a VM9, com plataforma de mobilidade urbana sobre o sistema BRS (faixa exclusiva de ônibus); a Wiiglo, com plataforma de monitoramento do sistema de ônibus; a Nimbus, com a plataforma Cronos, voltada ao aprimoramento da previsão de chuvas; Linha Direta, que ampliou a funcionalidade do seu aplicativo de alertas, permitindo ao usuário reportar ocorrências diretamente ao COR, inclusive com envio de vídeos em tempo real; e Não Pare Antes de Conseguir, com sistema de sensoriamento baseado na tecnologia LoRaWAN.

• 13 de julho de 2022