Publicado em 24/11/2020 - 15:56 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Canal de vídeos para alunos da Prefeitura do Rio lança novos materiais: contos da Grécia Antiga e Israel, fábulas de Monteiro Lobato e Maria Clara Machado
Nesta semana, os estudantes das escolas municipais entrarão em contato com histórias do Mundo Antigo e de escritores brasileiros. - Foto: Reprodução Internet
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publica nesta quarta-feira, 25/11, sete novos vídeos na Sala de Leitura Virtual para os alunos da Rede Municipal de Ensino continuarem se informando e aprendendo mais sobre livros, arte e assuntos correlatos com a educação socioemocional. Mesmo após o retorno parcial das aulas presenciais no último dia 17/11 apenas para alunos do 9º ano, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e projeto de correção de fluxo Carioca 2, a produção de vídeos no canal não parou. Nesta semana, a equipe da Gerência de Leitura da SME, que desenvolveu o canal, separou vídeos de professores e parceiros das escolas municipais contando histórias da Grécia Antiga, de Israel e de dois escritores infantis brasileiros consagrados: Monteiro Lobato e Maria Clara Machado. Quem for acessar o canal também poderá conferir videoaulas gratuitas de literatura e outros temas relevantes para estudo, da Educação Infantil ao EJA.
Os alunos farão uma viagem árabe junto com a professora Shirley Lopes, da Escola Municipal Luiz Cesar Sayão Garcez, que narrará o clássico “Ali Babá e os 40 ladrões”. Os contos do rei Midas e de Narciso chegarão aos estudantes pela voz pelo professor Alan Cedrak, que, em vídeo, levará os alunos em passeios pela mitologia grega. A professora Jenny Iglesias vai contar as seguintes fábulas do imortal da Academia Brasileira de Letras, Monteiro Lobato: “A coruja e a águia”, “O rato da cidade e o rato do campo”, e “Saci existe mesmo?”. A também imortal e escritora Maria Clara Machado terá seu conto “Fofocas” interpretado pela equipe da Gerência de Leitura da SME, com animação produzida pela professora Helena Horvat, da Escola Municipal Medalhista Olímpica Mayra Aguiar da Silva. A ideia do vídeo será debater também as notícias falsas e o letramento midiático.
A professora Priscilla Almeida lerá “A história que mora nas coisas”, de Sandra Aymone. Ainda tem “A casa mal assombrada”, lida pela professora Alessandra; e “Liga das Nações” e “A verdade e a mentira”, uma parábola judaica contada por Valéria Poubell, docente do Centro de Referência da Educação de Jovens e Adultos.
Semanalmente, além dos vídeos publicados no canal, há uma playlist de 58 vídeos com produções de videoaulas feitas por professores e parceiros da Rede Municipal de Ensino sobre literatura e outros temas relevantes, como a família e a educação socioemocional.
Desde março, quando o isolamento social começou, professores, escritores e parceiros da SME, mesmo distantes fisicamente, têm gravado e enviado vídeos para a equipe da Sala de Leitura Virtual publicar no canal. O espaço passou a reunir o conteúdo audiovisual e, hoje, já são 171 vídeos com mais de 72,8 mil visualizações, disponíveis para os 643 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Há conteúdo inédito toda semana no espaço, acessado pelos estudantes.
Os vídeos desse espaço têm foco na leitura, literatura e cultura e são pensados para todos os anos de ensino atendidos pela Rede Municipal: da Educação infantil ao Ensino de Jovens e Adultos. Já participaram do canal imortais da Academia Brasileira de Letras, como Arnaldo Niskier e Nélida Piñon, o escritor Pedro Bandeira, o bisneto do escritor Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato e o diretor de cinema Cacá Diegues.
O material digital poderá ser acessado através da Sala de Leitura Virtual da SME: http://www.youtube.com/c/SaladeLeituraSMECarioca.
Sala de Leitura
A Sala de Leitura Virtual foi criada para levar mais leitura e conhecimento aos estudantes da Prefeitura do Rio. A ideia do canal é dar continuidade ao trabalho de leitura, que, em situação comum sem pandemia, estaria permeando o aprendizado nas 1.543 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. Os professores também têm sido grandes incentivadores desse trabalho, produzindo, indicando e convidando seus alunos a consumirem o conteúdo criado especialmente para eles. O resultado positivo tem trazido até mesmo estudantes de outras redes de ensino e anos escolares para acompanhar o conteúdo gratuito da programação.
SME Carioca 2020
A Sala de Leitura Virtual também está na plataforma de estudos SME Carioca 2020, que já conta com mais de 7,3 milhões de acessos e tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina darem continuidade aos estudos em casa. O link está disponível na área de Sala de Leitura, que também conta com os seguintes conteúdos: livros para leitura livre – disponibilizados para download gratuito – e desafios e atividades. Acesse aqui o aplicativo: https://app.vc/smecarioca2020.

A plataforma também pode ser acessada pelo aplicativo Escola.Rio lançado SME com uma série de funcionalidades para pais e alunos. Os estudantes da Rede Municipal de Ensino ainda contam com uma grande vantagem ao acessar o aplicativo Escola.Rio: não terão gasto com o consumo de dados de sua conexão, pois a Prefeitura oferece o serviço de navegação gratuitamente.

• 24 de novembro de 2020