Bangu recebe pacote de serviços municipais do programa Prefeitura Mais Perto de Você

Publicado em 29/02/2020 - 13:58 | Atualizado
Estande de vacinação contra o sarampo durante o Prefeitura Mais Perto de Você, em Bangu. Foto: divulgaçãoEstande de vacinação contra o sarampo durante o Prefeitura Mais Perto de Você, em Bangu. Foto: divulgação

Bangu recebeu neste sábado mais uma edição do programa Prefeitura Mais Perto de Você. O ponto de interseção dos serviços oferecidos por mais de 20 órgãos municipais foi a Praça Guilherme da Silveira. As atividades começaram às 8h e terminaram às 13h. Moradores da região se vacinaram contra o sarampo e participaram de aula de ginástica grátis, entre outras ações.

Prefeitura Mais Perto de Você, em Bangu: aulão de ginástica para ajudar na boa forma dos moradores. Foto: divulgação

Programa está perto de completar um ano

Lançado em maio de 2019, o Prefeitura Mais Perto de Você já passou por diversos bairros das regiões Norte, Oeste e Sul da cidade e realizou mais de 600 mil atendimentos nas 23 edições anteriores. Entre os serviços mais procurados estão emissão de carteiras de trabalho e inscrição para encaminhamento para possíveis vagas de emprego junto a empresas.

A Secretaria Municipal de Saúde, ao longo das edições, tem oferecido aos cariocas esclarecimentos sobre consultas ao Portal SisReg, agendamento para castrações de cães e gatos, aplicação de vacinas antitetânica, contra febre amarela e hepatite B, e informações e agendamento de vistorias para o controle de arboviroses (dengue, zika e chikungunya), entre outros serviços.

Serviços variados e muito úteis

As equipes da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) prestam esclarecimentos sobre multas e recursos, emissão de cartão de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos e recebem sugestões e reclamações. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) faz encaminhamentos para emprego, vagas de jovem aprendiz e cadastros para emissão de carteira de trabalho.

A Comlurb distribui folhetos informativos sobre o horário de coleta domiciliar, remoção gratuita de entulho, coleta seletiva, limpeza de calçadas, controle de vetores, podas de árvores, manutenção de brinquedos em praças, limpeza de ralo e descarte irregular de lixo.

Orientação a consumidores também no pacote

O Procon Carioca orienta cidadãos sobre como agir diante de problemas com empresas que lesam os direitos do consumidor. Idosos e deficientes físicos podem retirar o cartão para estacionamento gratuito. Além dos serviços, atividades físicas e de lazer também fazem parte do programa.

As ações já aconteceram em Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Madureira, Pavuna, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Padre Miguel, Vila Kennedy, Magalhães Bastos, Ilha do Governador, Realengo, Inhaúma, Paciência, Vargem Pequena, Rocinha, Coelho Neto, Senador Camará, Cidade de Deus, Copacabana e Guaratiba.