Arquivo Geral da Cidade: Relógio da Glória foi inaugurado há 118 anos

Publicado em 17/04/2023 - 10:06 | Atualizado em 17/04/2023 - 10:38
O Relógio da Glória é patrimônio cultural da cidade tombado pelo Inepac - Arquivo/Portal Augusto Malta

Inaugurado há 118 anos, no dia 15 de abril de 1905, o Relógio da Glória foi instalado durante a gestão do prefeito Pereira Passos. O monumento fazia parte de um projeto de urbanização do bairro da Glória, que incluía iluminação pública e saneamento de esgoto.

O relógio possui quatro faces e seus mecanismos foram instalados pelo relojoeiro alemão Frederich Krussman, enquanto as peças do maquinário são francesas. Sua coluna é esculpida em granito e está posicionada sobre uma balaustrada de bronze, que havia sido retirada da Praça Tiradentes.

Situado na Rua da Glória, na altura no número 290, o Relógio da Glória é um patrimônio cultural tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A foto colorida mostra o monumento e a região em volta nos dias atuais.

As fotos em preto e branco não possuem data. Elas pertencem ao Portal Augusto Malta, sob administração do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, sendo possível consultar os documentos online, por meio dos códigos: { CP/PP/AM/PC-163 ] – [ CP/PP/AM/PC-161 ] – [ CP/PP/PAM/PC-164 ]

O Relógio da Glória foi instalado durante a gestão do prefeito Pereira Passos – Arquivo/Portal Augusto Malta

O monumento possui quatro faces – Arquivo/Portal Augusto Malta

O Relógio da Glória e a região em volta nos dias atuais – Arquivo Geral da Cidade