Após seis dias de fiscalizações, Prefeitura registra 5.552 autuações, sendo 485 multas a estabelecimentos e 40 interdições

Publicado em 11/03/2021 - 13:50 | Atualizado
Três estabelecimentos foram interditados no sexto dia de fiscalização - Prefeitura do Rio

Em seis dias de fiscalizações das medidas impostas pela Prefeitura, referentes ao decreto 48.573, foram registradas 5.552 autuações – entre multas e interdições a estabelecimentos, infrações de trânsito, encerramento de feiras, não utilização de máscaras, aglomerações, reboques e apreensões de mercadorias de ambulantes –, sendo 485 multas a estabelecimentos e 40 interdições. Coordenadas pela Secretaria de Ordem Pública, as operações são feitas desde a sexta-feira passada (05/03) em conjunto com a Guarda Municipal, Instituto de Vigilância Sanitária (Ivisa), com apoio da Polícia Militar. As ações referentes a esse decreto seguem até as 23h59 desta quinta-feira (11/03).

Apenas no sexto dia de fiscalizações foram registradas 916 autuações, com 107 multas a estabelecimentos e três interdições. As ações  ocorreram em diversos pontos da Zona Sul, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Centro e Lapa, além de atuações destacadas da Guarda Municipal por todo o município.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal notificou 52 estabelecimentos, entre bares, quiosques, restaurantes e lanchonetes por funcionamento fora do horário permitido. As forças-tarefa percorreram diversos pontos das zonas Sul, Norte, Oeste e Centro da cidade. Os agentes também realizaram um trabalho preventivo orientando donos de bares, lanchonetes, quiosques e restaurantes sobre as novas regras para funcionamento e fechamento dos estabelecimentos.

Desde quando iniciou a fiscalização, na sexta passada, a Guarda Municipal já realizou 531 inspeções em bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques, resultando na notificação de 384 deles por funcionamento fora do horário permitido pelo decreto. As forças-tarefa atuaram em locais que apresentavam altos índices de aglomeração e também registros de denúncias na Central 1746 da Prefeitura do Rio.

A partir da 0h desta sexta-feira (12/03), novas medidas serão implementadas e vão vigorar até o dia 22 de março. As ações têm objetivo de reduzir aglomerações e conter o avanço do novo coronavírus na cidade.

• 11 de março de 2021