Ações do Cuidar da Cidade no Catumbi começam hoje e vão beneficiar 15 mil moradores

Publicado em 09/12/2019 - 11:56 | Atualizado em 09/12/2019 - 12:00
Poda de árvores é uma das ações da Prefeitura no Cuidar da Cidade, no Catumbi. Foto: Edvaldo Reis/ Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, acompanhou nesta segunda-feira, dia 9 de dezembro, o início das ações do Cuidar da Cidade no Catumbi, Zona Norte da cidade. O programa de zeladoria executa atendimentos com base em 107 chamados feitos por moradores à Central 1746. Nesta 43ª edição do mutirão, a maioria das demandas foi relacionada a serviços de  poda de árvores (75), drenagem (9) e pavimentação (6). Entre os demais serviços realizados, estão o de combate a vetores, limpeza, iluminação pública e mobiliário urbano. Cerca de 15 mil moradores serão beneficiados em diversas ruas, como a Itaperu, nas imediações da Praça Radialista Manoel de Nóbrega.

– Nós estamos aqui com equipes da Infraestrutura, Rioluz, Comlurb, Saúde, entre outras secretarias e órgãos. Estamos tapando buracos, trocando lâmpadas, podando árvores, e desentupindo bueiros, pois as chuvas estão chegando aí. A praça local será reformada. Vamos pintar os brinquedos. É a 43° edição do Cuidar da Cidade, deixando o bairro mais bonito – afirmou Crivella.

Trocar de lâmpadas e poda de árvores começaram a ser feitas hoje no Catumbi, em mais uma edição do Cuidar da Cidade. Foto: Edvaldo Reis/ Prefeitura do Rio

O taxista Sebastião Feitosa, de 74 anos, que mora na localidade há 11 anos, se disse confiante no mutirão.

– Estão dando uma geral nessa parte do bairro, que há tempos eu e meus vizinhos não víamos. Uma equipe da Prefeitura está avaliando, inclusive, o pedido de retirada de uma árvore que apodreceu e corre risco de cair, na porta do meu prédio (Edifício Santa Barbara), onde moram mais de 500 pessoas, boa parte delas, idosas – comentou Sebastião.

A dermatologista Ana Ferreira, de 50 anos, disse que nasceu no bairro.

– E é primeira vez que vejo tantos servidores reunidos em mutirão assim, e ainda com o prefeito fiscalizando os serviços de perto. Gostei de ver – completou.

A moradora Ana Ferreira elogiou as ações da Prefieitura: “E ainda com o prefeito fiscalizando os serviços de perto. Gostei de ver”. Foto: Edvaldo Reis/ Prefeitura do Rio

Saiba mais sobre o Cuidar da Cidade

Desde que o programa de zeladoria foi criado, em janeiro deste ano, diversas áreas em dezenas de bairros já foram beneficiadas por mais de 30 mil ações. Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o mutirão de zeladoria estabelece um calendário de ações que mobiliza órgãos municipais como a Subsecretaria de Conservação; as secretarias de Saúde e Educação; Comlurb; Rioluz; Fundação Parques e Jardins; CET-Rio; Vigilância Sanitária e Guarda Municipal.

O programa Cuidar da Cidade já passou pelas seguintes regiões:

ZONA NORTE:

– Tijuca/Praça Afonso Pena