Ação coletiva de arborização urbana planta mais de 40 árvores na Penha

Publicado em 31/01/2021 - 16:19 | Atualizado

Neste domingo (31/1) uma parceria entre a Fundação Parques e Jardins (FPJ) e a ONG Arboristas Urbanos resultou no plantio de 48 árvores nas Ruas do Couto, Panamá e na Praça do Índio, na Penha, uma das regiões com menores índices de áreas verdes do Rio.

O plantio das mudas foi executado por servidores da FPJ e 10 arboristas voluntários que enfrentaram o sol forte da manhã do domingo para realizar o projeto de revitalização da praça e do seu entorno.

“O plantio na Penha é muito importante para que no futuro possamos desfrutar de um bairro mais bonito e com uma temperatura mais amena”, observou Celso Junius, Diretor de Arborização Urbana da FPJ. Ele também destacou a importância do trabalho conjunto com os coletivos de arborização urbana da cidade. “A parceria com os coletivos está sendo cada vez mais produtiva. Juntos vamos plantar ainda mais e melhor, principalmente garantir uma maior taxa de sobrevivência dos plantios”.

A ação na Penha foi transmitida ao vivo pelo perfil da ONG no Facebook, também com o objetivo de engajar moradores da região para os cuidados com as mudas após o plantio.

Segundo o organizador do evento Alessandro de Oliveira, do coletivo Arboristas Urbanos, a participação dos moradores na proteção e na rega é muito importante, principalmente nos 3 primeiros anos. “O morador que desejar adotar uma muda pode entrar em contato com a gente que ensinaremos os protocolos corretos para essa fase inicial, sempre com a apoio e com a parceria da Fundação Parques e Jardins”, ressaltou.

Para acessar o vídeo do plantio educativo é só clicar no link:

Desde o início de janeiro, a Fundação Parques e Jardins já realizou mais de 20 vistorias técnicas em parques urbanos e e praças, em diferentes regiões da cidade. Após as vistorias, realizadas em parcerias com as Subprefeituras e outros órgãos municipais os espaços recebem mutirões de serviços para a recuperação dos locais. No último mês, receberam ações de revitalização o parques Campo de Santana, Passeio Público e Quinta da Boa Vista, e as praças Xavier de Brito, Roberto de Campos e Afonso Pena.

• 31 de janeiro de 2021