Secretaria Municipal de Cidadania realiza o Mês Refúgio em Foco

Publicado em 13/06/2023 - 11:28 | Atualizado em 13/06/2023 - 11:34
A feira multicultural Refúgio em Foco está na programação do Mês Refúgio em Foco - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Em 20 de junho o mundo celebra o Dia Mundial do Refugiado. Nesse foco, a Secretaria Municipal de Cidadania (SECID) programou uma série de atividades. A programação do Mês Refúgio em Foco abrange o segmento da inclusão produtiva – empreendedorismo social, com atividades de formação/capacitação, inserção no comércio eletrônico e produção de materiais de apoio de comunicação para esta população. Além da realização da feira multicultural Refúgio em Foco, que já está inserida no calendário da cidade.

O Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI- Rio), em parceria com o SEBRAE RJ, inicia, nesta terça-feira (13/6), o Curso de Capacitação e Formação Empreendedora com atividades presenciais e aulas online. Haverá palestra/oficina de manipulação de alimentos ministrada pelo IVISA-Rio (Instituto Municipal de Vigilância Sanitária) e oficina/palestra de artesanato e design.

Na quinta-feira (15/6), também no CRAI-RIO, será realizado o encontro com a ACNUR, o Comitê da ONU para Refugiados, para apresentação de uma plataforma online para empreendedores imigrantes e refugiados. Haverá roda de conversa sobre temas de empreendedorismo como marketing digital, formalização, finanças e microcrédito. As aulas online do curso serão realizadas entre 20 de junho e 18 de julho.

No Dia do Refugiado, a programação organizada pela Secretaria de Cidadania vai ter como foco a Educação e a Cultura. No Itanhangá, na Aldeias Infantis, será realizado o Fórum Educação de Migrantes – Diversidade, Acolhimento e Integração. A iniciativa da Aldeias Infantis conta com a parceria da Secretaria de Cidadania e a participação da Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Educação e diretores das escolas municipais da região do Itanhangá. E no CRAI-Rio haverá também, a partir das 14h, o Sarau Refúgio em Foco, com apresentações artísticas e rodas de conversas

Em 28 de junho será realizada a já tradicional Feira Multicultural Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais, com o melhor da arte, artesanato, moda e gastronomia de América Latina e África. O evento será no pátio do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova.

Para fechar o Mês do Refugiado, em 30 de junho será realizada a Celebração Independência do Congo, no Quiosque Moïse, localizado no Parque Madureira. Um evento temático com apresentações artísticas e roda de conversa.

O secretário municipal de Cidadania, Renato Moura, ressaltou a importância de celebração da data.

– Mais do que uma festa, é importante que essa celebração tenha ações que fomentem a inclusão, o empreendedorismo, a valorização cultural desta população que precisa muito mais que um acolhimento momentâneo. Iniciativas de capacitação profissional ampliam as perspectivas de inclusão social e de geração de renda.

O Dia Mundial do Refugiado surgiu em 2000 para marcar o aniversário da Convenção de Genebra de 1951, evento que atualizou o conceito de refugiado. Atualmente comemora-se essa data como forma de lembrar a todos da existência das milhões de pessoas ao redor do mundo que foram obrigadas a abandonar suas casas e seus países.

Confira a programação completa do Mês Refúgio em Foco

13/6 – CapacitaAção Empreendedora – Refúgio em Foco – SEBRAE-RJ – CRAI Rio
Trilha/Curso de capacitação e formação empreendedora do – Apresentação do curso, metodologia e temas de formação
Horário: 13h30/14h30