Secretaria de Cidadania promove ação de coleta de sangue em parceria com o Hemorio

Publicado em 27/06/2023 - 16:59 | Atualizado
Doação de sangue - Edu Kapps / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Cidadania, em parceria com o Hemorio, promoverá, na próxima quinta-feira (29/6), um dia de coleta de sangue no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), localizado na Rua Afonso Cavalcanti, 455, Subsolo, Sala 2, na Cidade Nova. O ponto de coleta vai funcionar das 10h às 15h para atender a todos os doadores voluntários.

– Ações como essa são fundamentais para incentivar a doação de sangue e ampliar os estoques da cidade. Convidamos a população para participar. Doar sangue também é um ato de cidadania, que pode salvar vidas – afirmou o secretário de Cidadania Renato Moura.

O que é necessário para doar

– Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
– Estar bem de saúde
– Ter entre 16* e 69 anos, 11 meses e 29 dias
– Pesar no mínimo 50 Kg
– Não estar em jejum
– Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

Atenção

– Ter tomado a dose da vacina contra o coronavírus há, no mínimo, 7 dias
– Ter tomado a dose da vacina da gripe (influenza) há, no mínimo, 2 dias
– Caso tenha contraído a covid-19, pode doar sangue após 30 dias

* Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais. É necessária a autorização do responsável e um documento de identidade original desse responsável.

• 27 de junho de 2023