Procon Carioca notifica Riocard por falhas no serviço de cadastramento do Bilhete Único

Publicado em 01/02/2023 - 19:42 | Atualizado em 01/02/2023 - 20:57
A Riocard tem o prazo de 48 horas para prestar esclarecimentos - Divulgação

O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, em ação na Central do Brasil, na tarde desta quarta-feira (1/2), notificou a Riocard por falha na prestação de serviço. Diante das informações de que as tarifas dos trens da Supervia sofreriam reajuste e passariam a custar R$ 7,40 a partir da quinta-feira (2/2), formaram-se imensas filas na Central do Brasil, em que os usuários aguardavam atendimento para fazerem o cadastramento no Bilhete Único Intermunicipal, com direito a tarifa social e seguir pagando R$ 5.

Agentes do Procon Carioca, em parceria com representantes da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, constataram que não haviam filas de prioridade para idoso ou PCD (pessoa com deficiência), nem disponibilidade de banheiros e que os usuários esperavam durante horas para terem atendimento, entre outras questões. A Riocard tem o prazo de 48 horas para prestar esclarecimentos.

Diante disso, considerando a competência do Procon Carioca de atuar preventiva e repressivamente na contenção de eventuais violações aos direitos dos consumidores, a Riocard deve esclarecer comprovadamente as seguintes questões:

– Quantos postos de atendimento para o cadastro na tarifa social foram disponibilizados na cidade do rio de janeiro? Especificar a quantidade de guichês e atendentes em cada posto;
– Qual o fluxo de atendimento em média dos consumidores?
– Com base na quantidade de consumidores cadastrados em 1/1/2023, quantos eram potenciais usuários do bilhete único intermunicipal com tarifa social?
– Qual plano de contingência diante da real demanda verificada nos atendimentos?
– Fornecer a escala de trabalho diária dos colaboradores nos postos;
– Em quais casos são realizadas cobranças para o cadastro e ativação do bilhete único intermunicipal? Qual valor cobrado para emissão de 2ª via?
– Quando foi iniciada a operação especial para cadastro da tarifa social e quantos cadastros já foram realizados? Especificar o atendimento presencial e online;
– Como está sendo realizado o atendimento para pessoas que necessitam de atendimento preferencial?
– Houve casos de instabilidade no cadastro online? Fornecer relatório com data e horário;
– Está sendo fornecido acesso a banheiro e água?

O diretor executivo do instituto, Igor Costa, ressaltou a importância de o usuário ter seus direitos respeitados.

– O Procon Carioca segue atento para que a prestação de serviço aconteça de forma que o consumidor não seja prejudicado.

O governo do estado anunciou que vai adiar em uma semana o início da vigência da nova tarifa.

• 1 de fevereiro de 2023