Procon Carioca notifica lojas no Shopping Nova América por irregularidades

Publicado em 11/08/2023 - 12:34 | Atualizado
Equipe do Procon Carioca nas ruas - Divulgação / Prefeitura do Rio

No foco do aumento das vendas para o Dia dos Pais, o Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania da Prefeitura do Rio, realizou ação de fiscalização, nesta quarta-feira (10/8), no Shopping Nova América, em Del Castilho, Rio de Janeiro. A equipe fiscalizou 15 lojas e notificou seis por apresentar irregularidades, como data de validade vencida, publicidade enganosa, ausência de preços, dupla e tripla precificação e falta de licenciamento sanitário.

Foram notificadas as empresas C&A, Centauro, Mr. Cat, Riachuelo e Redlley. A loja Wollner também apresentou irregularidades, mas os funcionários se recusaram a receber a notificação, que será enviada pelos Correios. As empresas têm um prazo de 20 dias para apresentar esclarecimentos ao Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

Nas lojas Enzo, Armadillo, Degusto Club, Luigi Especiale, The Body Shop, Espaço Rubro Negro e Gigante da Colina a equipe de fiscais realizou orientações para que os estabelecimentos se ajustem à norma consumerista.

Já nas lojas Iplace e Nike Factory não foi constatada nenhuma infração ao Código de Defesa do Consumidor.

Foram notificadas:

– Centauro, por ausência de precificação em produtos expostos para comercialização e ausência de licenciamento sanitário.

– C&A, por ausência de precificação em produtos expostos para comercialização, dupla e tripla precificação de produtos do mesmo modelo e publicidade enganosa, à medida em que havia araras com marcação de um preço e não havia peças com o preço informado.

– Riachuelo, por ausência de precificação em produtos expostos para comercialização, dupla e tripla precificação de produtos do mesmo modelo e exposição de perfumes que eram utilizados para teste de fragrância pelos consumidores, com data de validade vencida e/ou sem a devida informação.

– Redley, por ausência de precificação em produtos expostos para comercialização e ausência de licenciamento sanitário.

– Wollner, por ausência de precificação em produtos expostos para comercialização e ausência de licenciamento sanitário.

– Mr. Cat, por ausência de precificação em produtos expostos para comercialização

– A equipe tem percorrido todos os pontos da cidade para verificar o cumprimento do que rege o Código de Defesa do Consumidor. É importante fiscalizar e informar sobre as normas consumeristas para que o cidadão tenha conhecimento acerca de seus direitos na hora de adquirir um produto ou serviço – afirma o diretor-executivo do Procon Carioca, Igor Costa.

• 11 de agosto de 2023