Páscoa: Procon Carioca faz pesquisa de preços de chocolates e orienta consumidor sobre as compras

Publicado em 29/03/2023 - 10:39 | Atualizado em 29/03/2023 - 10:55
Os ovos de Páscoa apresentaram uma variação muito grande de preços na pesquisa do Procon Carioca - Divulgação

Com a proximidade das comemorações de Páscoa, o Procon Carioca, órgão vinculado à secretaria municipal de Cidadania, realizou pesquisa comparativa de preços, com objetivo de oferecer ao consumidor uma referência dos valores praticados pelas lojas online com grande presença na cidade do Rio. Foi constatada uma variação de preço de até 147,67% entre os produtos mais comercializados neste período.

Foram pesquisados 22 produtos em cinco lojas online: Amazon, Americanas, Carrefour, Magalu e Submarino. No levantamento, realizado no dia 22 de março, os agentes identificaram diversas variações de preços para o mesmo produto em diferentes sites.

Entre os produtos com as maiores diferenças de preço estão a caixa de bombom Lacta 250.6g, em que o  menor preço encontrado foi R$ 10,09 e o maior, de R$ 24,99, uma diferença 147,67%;  o Ovo de Páscoa Nestlé Alpino 337g , cuja diferença chega a 112,29% , pois o menor preço encontrado foi R$ 52,90 e o  maior, R$ 112,30;  e o  Ovo de Páscoa Lacta Barbie 166g, cujo menor preço foi R$ 65,99  contra R$ 129,53,  uma diferença 96,29%.

Já o Ovo de Páscoa Lacta Bis ao Leite 318g , variou entre R$ 51,99 e R$ 98,90, uma diferença 90,23%; enquanto o Ovo de Páscoa Garoto Crocante 215g variou, nesta pesquisa, entre R$ 42,98 e R$ 78,99,  uma diferença de 83,78%.  O  Ovo de Páscoa Lacta Hotwheels 166gr, por sua vez, foi encontrado de R$ 65,99 a R$ 112,80. uma diferença de 70,93%.

– A pesquisa demonstrou que há variações significativas de preços para os produtos de Páscoa em diferentes lojas, o que evidencia a importância de o consumidor realizar uma pesquisa prévia para encontrar o melhor preço e as melhores condições de compra – explica Igor Costa, diretor executivo do Procon Carioca.

Cuidados na hora da compra

Além de recomendar a pesquisa de preços, o Procon Carioca alerta sobre a necessidade de o consumidor verificar a qualidade dos produtos, principalmente a data de validade, a procedência e o estado de conservação da embalagem. Informações nutricionais precisam estar discriminadas no rótulo.

Em relação às compras online, é importante verificar o histórico da loja, salvar todos os dados da compra online, como o nome do site, os produtos pedidos, o valor pago, a forma de pagamento e o número de protocolo da compra ou do pedido, se houver. Caso use o cartão, verificar se há cadeado  ou uma chave no canto da tela, indicando que a transação é segura.

Para as compras tradicionais, nos estabelecimentos físicos, a orientação do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor é verificar se ovos de chocolate, bombons e chocolates em geral estão armazenados de acordo com as orientações do fabricante. É importante que estejam disponibilizados em locais arejados, mas sem incidência de luz solar e longe de produtos de limpeza ou com intenso odor.

• 29 de março de 2023