Feira Multicultural Refúgio em Foco vai celebrar o Dia da África

Publicado em 23/05/2023 - 12:30 | Atualizado
A feira vai reunir 20 barracas com empreendedores de diversas nacionalidades - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal Especial de Cidadania realiza, nesta quarta-feira (24/5), a Feira Multicultural Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais. Na quarta edição do ano, o evento vai homenagear o Dia da África, celebrado em 25 de maio, e será realizado no pátio do Centro Administrativo São Sebastião (Cass), sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, das 9h às 17h.

Serão 20 barracas com empreendedores de diversas nacionalidades, como Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Congo, Senegal e Venezuela. Eles residem nos mais diversos bairros da cidade. Entre os serviços ofertados, roupas com estampas exclusivas a preços acessíveis, objetos de decoração e acessórios, como bolsas e carteiras, e peças em artesanato, como bijuterias em trançados, peças em aço e também com pedras naturais e macramê.

Outro destaque do evento é a gastronomia e seus sabores oriundos dos mais diversos países. Os empreendedores oferecem refeições,  lanches, petiscos, sobremesas e comidas típicas, como empanadas e alfajores argentinos, frutos de mar à moda congolesa, cachorro quente à moda venezuelana, que pode incluir frango ou carne, bolos negritos (brownies) e biscoitos polvorosas (amanteigados) e catalina (à base de melaço), além de pães artesanais.

– Eventos assim são uma importante oportunidade de mais integração e visibilidade para essa população, que pode expor trabalhos e ampliar sua geração de renda – afirma o secretário municipal de Cidadania, Renato Moura.

• 23 de maio de 2023