Publicado em 24/05/2023 - 12:04 | Atualizado em 25/05/2023 - 13:57
  • Início/
  • /
  • Retornos da Avenida das Américas serão interditados para obras na pista do BRT e alargamento do acesso
Rota 1: Utilização da rotatória do Terminal Recreio, com destino à Av. Salvador Allende - Reprodução

A CET-Rio, a Secretaria de Infraestrutura e a Subprefeitura da Barra informam que os retornos da Avenida das Américas, sentido Zona Sul e sentido Recreio, localizados junto à estação BRT Barra Sul/Pontões, serão interditados ao tráfego de veículos a partir das 8h de sábado (27/5).

A interdição será necessária para a realização das obras de concretagem da pista do BRT. Aproveitando o período de interdição, será realizado o alargamento de ambos os acessos, o que triplica a capacidade de escoamento de veículos.

As alternativas para o trânsito são as seguintes:

Rota 1: Sentido Zona Sul – Veículos com destino à Avenida Salvador Allende deverão acessar a pista lateral da Avenida das Américas, logo após a estação Guignard e seguirem pela rotatória do Terminal Recreio.

Rota 2: Sentido Zona Sul – Veículos com destino à Campo Grande/Guaratiba deverão seguir até o retorno junto à estação BRT Interlagos.

Rota 3: Sentido Recreio – Veículos com destino aos condomínios Barra Sul e Pontões da Barra deverão seguir pela pista lateral da Avenida das Américas e realizar o retorno na Avenida Salvador Allende.

Técnicos da CET-Rio, situados no Centro de Operações Rio (COR), farão o monitoramento on-line dos volumes dos fluxos de veículos, fazendo os devidos ajustes nos tempos semafóricos com o intuito de diminuir os impactos no trânsito da região.

– O alargamento desse retorno vai proporcionar maior fluidez ao tráfego de veículos e evitar as retenções que normalmente ocorrem no local – disse o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.

A operação de trânsito contará com agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego contratados, que atuarão na manutenção da fluidez do trânsito, ordenamento dos cruzamentos e orientação de pedestres e motoristas.

– Estamos aproveitando as obras de concretagem da pista do BRT para realizar importantes intervenções viárias ao longo da Avenida das Américas. O alargamento dos retornos traz mais fluidez para o trânsito de uma das avenidas mais movimentadas da cidade. Inclusive, está prevista a reabertura do retorno próximo da Estação do BRT Pedra de Itaúna, um pedido recorrente dos moradores da região – destacou o subprefeito da Barra, Raphael Lima.

Rota 2: Utilização do retorno da Estação BRT Interlagos, com destino a Guaratiba – Reprodução

Rota 3: No sentido Recreio, os veículos com destino aos condomínios Barra Sul e Pontões da Barra deverão seguir pela pista lateral da Avenida das Américas e realizar o retorno na Salvador Allende
  • 24 de maio de 2023