Plano de Segurança Viária é lançado na cidade

Publicado em 23/05/2023 - 07:22 | Atualizado em 23/05/2023 - 11:46
O plano vai orientar ações coordenadas da gestão municipal voltadas ao trânsito - Fabio Motta/Prefeitura do Rio

Para garantir o planejamento e a execução de políticas e ações voltadas ao trânsito carioca, fundamentadas no conceito de Sistema Seguro, a Prefeitura do Rio está lançando o Plano de Segurança Viária da Cidade do Rio (PSV-Rio). Por meio da CET-Rio, o município terá que gerir e qualificar dados relacionados ao tema para subsidiar o planejamento, a implementação e o monitoramento de ações e, ainda, promover a mobilidade sustentável e programas educativos, entre outras ações.

O decreto que cria o PSV-Rio está publicado na edição do Diário Oficial do Município desta terça-feira (23/5). Ele prevê um plano para orientar ações coordenadas da gestão municipal e, até o fim de 2024, reduzir em 20% a taxa de mortes no trânsito a cada 100 mil habitantes, em relação a 2019. Até 2030, a meta é diminuir em 50%.

O PSV-Rio está estruturado em cinco pilares: Planejamento e Gestão da Segurança Viária; Infraestrutura Segura; Educação e Comunicação; Esforço Legal e Atendimento e Cuidado às Vítimas. O plano fica alinhado com as abordagens de Sistema Seguro e de Visão Zero, que têm por premissa acreditar que erro humano é inevitável, mas as mortes e os ferimentos graves no trânsito não são. Sendo assim, o objetivo é zerar óbitos e lesões profundas relacionadas a esse tipo de acidente.

• 23 de maio de 2023