Município faz enquete até 7 de outubro para elaborar Plano de Segurança Viária

Publicado em 20/09/2022 - 16:17 | Atualizado em 20/09/2022 - 16:20
A Avenida Presidente Vargas - Fabio Motta/Prefeitura do Rio

O Plano de Segurança Viária do Rio de Janeiro (PSV-Rio) vai ser elaborado na cidade e, para saber o que a população pensa em relação à possibilidade de sofrer um acidente de trânsito, a Prefeitura abriu uma enquete que está disponível até 7 de outubro na ferramenta Participa.rio. A consulta avaliará a percepção dos cariocas sobre os riscos de serem vítimas, por exemplo, de uma batida envolvendo carro, moto ou bicicleta, ou mesmo de um atropelamento. O cidadão também poderá dar sugestões para ações que serão propostas no plano.

Participe da enquete

A implantação do PSV-Rio está prevista no Plano Estratégico 2020-2024. Uma de suas metas é reduzir em 20% a taxa de mortalidade no trânsito a cada cem mil habitantes até o fim de 2024, tendo como base o ano de 2019. Será estabelecido um conjunto de ações para que a cidade diminua a quantidade de mortes e ferimentos graves. Ele estará alinhado a metas criadas pelo Governo Federal e pela ONU.

O plano está sendo elaborado por um grupo multidisciplinar, formado pelos seguintes órgãos: CET-Rio, COR, Escritório de Dados, secretarias de Transportes, Ordem Pública, Saúde e Educação e Guarda Municipal. A medida conta ainda com as parcerias externas de WRI Brasil e Instituto Cordial, e irá orientar as ações da Prefeitura nas áreas de planejamento e gestão, infraestrutura, educação, fiscalização e atendimento.

• 20 de setembro de 2022