Publicado em 19/05/2023 - 08:29 | Atualizado em 19/05/2023 - 08:33
  • Início/
  • /
  • Maio Amarelo: Órgãos públicos vão promover ações educativas na Praça da Apoteose e no Parque Olímpico
O Elevado Paulo de Frontin será fechado para manutenção de rotina - Arquivo/Prefeitura do Rio

Este é o mês do movimento internacional Maio Amarelo, de conscientização sobre o alto número de mortos e feridos no trânsito, com o objetivo de reduzir estes índices. Nas próximas terça (23/5) e quinta-feira (25/5), várias atividades serão realizadas por órgãos da Prefeitura: CET-Rio, secretarias de Transportes, Educação, Esportes, Riotur e COR. E também do Estado: Detran, Corpo de Bombeiros e Lei Seca; além da Rio Ônibus e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). As ações educativas serão voltadas, especialmente, para os motociclistas, que são as principais vítimas de acidentes no trânsito.

Na terça (23/5), a ação vai acontecer na Praça da Apoteose, das 10h às 13h, com distribuição de itens de segurança, essenciais no uso diário do trânsito, para motociclistas, como coletes retrorrefletivos e antenas de proteção contra linha de pipa. Neste dia, também haverá vacinação contra covid-19 e gripe, disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Into.

Duas atividades educativas também serão disponibilizadas para quem passar pelo local: o Circuito de Cones, em que os motociclistas são convidados a usar óculos que simulam os efeitos do consumo de álcool e de drogas ilícitas ao volante; e a Dinâmica sobre Ponto Cego, ação em que o motociclista é convidado a sentar na direção do motorista de ônibus para verificar a partir de que ponto, na lateral do veículo, ele se torna invisível. Haverá ainda distribuição de materiais de educação para o trânsito.

Na quinta-feira (25/5), o evento vai acontecer no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio, das 10h às 13h. Além da Dinâmica sobre Ponto Cego, haverá distribuição de materiais de segurança e de educação para o trânsito e uma peça teatral educativa será apresentada para crianças e adolescentes de instituições de ensino públicas e particulares. Para finalizar, será realizada simulação de resgate de feridos de acidentes de trânsito, com a utilização de helicóptero do Corpo de Bombeiros.

• 19 de maio de 2023