Maio Amarelo: campanha pela redução de mortes no trânsito ilumina locais do Rio

Publicado em 13/05/2021 - 09:31 | Atualizado em 13/05/2021 - 17:16
O Maio Amarelo é para conscientizar a população para os acidentes de trânsito - Prefeitura do Rio

Os Arcos da Lapa e a Câmara Municipal, no Centro, e o Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, vão ganhar uma cor especial na próxima semana, de 17 a 23 de maio. A ação faz parte da campanha Maio Amarelo, um movimento de conscientização para a redução da mortalidade no trânsito.

A iniciativa da CET-Rio e da Rioluz tem como objetivo levar a sociedade a refletir sobre o alto número de mortos e feridos na circulação de veículos, além de propor uma mudança de atitude capaz de transformar essa realidade.  O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou o novo tema para as campanhas educativas deste ano: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Com o intuito de reforçar essa ação, a CET-Rio está veiculando mensagens pelas mídias sociais  da  Prefeitura,  além  de  cartazes  nos ônibus (busdoor) que destacam  a importância do cuidado, principalmente por parte dos motoristas, em relação aos mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas.

Também na próxima semana, a CET-Rio vai participar da sexta edição da Road Safety  Week,  da  ONU,  e  da  campanha Streets  for  Life. A  ideia  é  aderir  a  esse evento mundial e implantar, no entorno de algumas escolas que já retornaram às aulas, projetos que visem à redução de velocidade, proporcionando maior segurança para todos, em especial para os alunos.

Acidentes de trânsito são a principal causa de morte na faixa dos 5 aos 14 anos, mas este cenário pode ser mudado com medidas simples, como a criação de áreas de baixa velocidade, promovendo maior segurança a pedestres e ciclistas. Uma das metas da Streets for life é implantar áreas com velocidade máxima de 30Km/h no entorno de algumas escolas  e revitalizar a sinalização. Aproximadamente 70% dos alunos de escolas públicas do município do Rio de Janeiro vão a pé para a escola. Por isso, 25 colégios municipais serão beneficiados pela campanha.

Sinalização é instalada perto de escola no Rio – Divulgação / Prefeitura do Rio
  • 13 de maio de 2021