Publicado em 30/10/2023 - 08:21 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Entorno de colégios municipais recebem intervenções viárias do programa A Caminho da Escola 2.0

O entorno de dois colégios municipais recebem, nesta semana, as intervenções viárias do programa A Caminho da Escola 2.0, da CET-Rio, em parceira com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e subprefeituras.

Escola Municipal Alberto José Sampaio (Pavuna)

Nesta segunda-feira (30/10), às 10h, a CET-Rio, a SME e a Subprefeitura da Zona Norte vão inaugurar, oficialmente, as intervenções urbanísticas realizadas pelo programa A Caminho da Escola 2.0 em vias próximas à Escola Municipal Alberto José Sampaio, localizada na Rua Maria Helena, s/n, na Pavuna. Após ações educativas realizadas pela CET-Rio na instituição de ensino, e colaboração da comunidade escolar, especialmente dos estudantes, com o auxílio dos professores, o projeto foi elaborado por técnicos da Prefeitura. As equipes executaram as intervenções para melhorar a organização e a segurança no trânsito, principalmente no trajeto casa-escola-casa, que as crianças percorrem no dia a dia.

Escola Municipal Guilherme da Silveira (Bangu)

Junto à CET-Rio e à SME, a Subprefeitura da Zona Oeste vai inaugurar, na terça-feira (31/10), às 10h, as intervenções urbanísticas realizadas nas proximidades da Escola Municipal Guilherme da Silveira, localizada na Estrada do Guandu do Sena, 1353, em Bangu. O Programa A Caminho da Escola 2.0 também realizou ações prévias na instituição e, depois de elaborado o projeto, foram viabilizadas as implantações.

No entorno das duas escolas foram executadas as seguintes modificações:

1. Criação de Zona 30 nas ruas do entorno da escola: além de limitar a velocidade máxima dos veículos em 30Km/h, cria elementos que induzem a redução de velocidade
2. Implantação e reforço de sinalização de área escolar: alerta aos condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola
3. Extensão de calçada (áreas verdes): amplia o espaço para pedestres, proporcionando maior conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos
4. Redução do raio de curvatura nas interseções:reduz a velocidade de conversão dos veículos, proporcionando maior segurança aos pedestres
5. Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre: proporciona maior segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias
6. Redução da distância das travessias: reduz o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento e aumenta a visibilidade entre pedestres e condutores
7. Reforço da sinalização horizontal existente: torna o espaço mais legível
8. Instalação de balizadores e tachões: protege as extensões de calçada (áreas verdes), proporciona maior segurança aos pedestres e impede o uso irregular dos espaços criados
9. Instalação de sinalização vertical: transmite aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordena os fluxos de tráfego, possibilitando comportamentos adequados e aumentando a segurança no trânsito
10. Ordenamento do estacionamento: ao longo das ruas que dão acesso às escolas, evitam bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres
11. Implantação de vaga para pessoas com deficiência: facilita o embarque e desembarque de alunos com deficiência

O programa A Caminho da Escola 2.0 é uma iniciativa da CET-Rio, em parceria com a SME e subprefeituras. Após apresentação de peça de teatro educativa, dinâmicas em sala de aula e oficinas com professores, os alunos construíram o Mapa de Risco referente ao trânsito no entorno da escola. Os desenhos foram feitos sob a orientação dos professores e incluíram os problemas e possíveis soluções. As informações fornecidas pela comunidade escolar se somaram às análises realizadas por equipes multidisciplinares da CET-Rio e se tornaram a base para elaboração do projeto das intervenções urbanísticas executadas.

• 30 de outubro de 2023