CET-Rio reativa faixa reversível da Rua Teixeira Soares na segunda-feira

Publicado em 31/05/2024 - 11:35 | Atualizado em 31/05/2024 - 11:18

A Prefeitura do Rio, por meio da CET-Rio e da Guarda Municipal, informa que, a partir desta segunda-feira (3/6), a faixa reversível da Rua Teixeira Soares, na Praça da Bandeira, será reativada, com funcionamento de segunda a quinta-feira, das 16h30 às 19h30. Assim, uma faixa da Rua Teixeira Soares funcionará no sentido Zona Norte, entre a Rua Pará até a agulha de retorno à Avenida Osvaldo Aranha, próximo ao acesso C da estação do metrô São Cristóvão. Para acessá-la, os motoristas deverão utilizar a faixa da direita da Rua Pará.

A medida será adotada após estudos realizados com o objetivo de oferecer maior fluidez ao trânsito da região, via Avenida Osvaldo Aranha, em direção ao Méier, Vila Isabel, Tijuca (via Avenida Maracanã) e São Cristóvão. Nos estudos realizados pela CET-Rio, foi constatado que o volume de veículos que circulam nos dois sentidos, da Rua Teixeira Soares e Avenida Osvaldo Aranha, é de aproximadamente 130 mil veículos por dia. Entre segundas e quintas-feiras, de 16h30 às 19h30, o volume médio de veículos sentido Zona Norte é de 18 mil. Já no sentido Centro circulam cerca de 8 mil veículos, na mesma janela de horário. Portanto, a medida não oferece perda aos motoristas que circulam no sentido Centro com a faixa invertida nestes dias e horários.

Essa é a primeira reversível da cidade que não irá operar em todos os dias úteis. Isso se justifica com base nas análises do trecho, as quais demonstram que o volume de veículos na Rua Teixeira Soares (sentido Centro), às sextas-feiras, das 16h30 às 19h30, é cerca de 40% maior quando comparado com os volumes de segunda a quinta-feira e, quando em véspera de feriado, esse volume é ainda maior. Sendo assim, estima-se não ter eficiência na sexta-feira.

As características do trânsito na cidade são monitoradas continuamente por meio de equipes em campo, câmeras, contagem volumétrica de tráfego e gráficos de filas. A soma de todas essas informações é fundamental para identificar a necessidade de medidas operacionais.

Equipes da Guarda Municipal e da CET-Rio atuarão na montagem e desmontagem da reversível, além de monitorar seu funcionamento e orientar os motoristas. A sinalização da região foi renovada pela CET-Rio, e equipes também estarão posicionadas no local para acompanhar a movimentação do trânsito e avaliar o comportamento do tráfego com o novo cenário de circulação.

• 31 de maio de 2024