CET-Rio inicia na próxima semana a implantação de novas rotas cicloviárias na cidade

Publicado em 29/06/2022 - 17:22 | Atualizado em 30/06/2022 - 12:01
As rotas cicloviárias visam facilitar a conexão dos cariocas com o transporte público - Divulgação

A cidade do Rio de Janeiro segue ganhando novas rotas cicloviárias para facilitar a conexão dos cariocas com o transporte público. Depois de serem implantadas em ruas do Centro, Barra da Tijuca e Ipanema, a medida, implementada pela CET-Rio, vai chegar nos bairros do Engenho de Dentro e Cascadura, ambos na Zona Norte, a partir da próxima semana. A ação tem apoio da Subprefeitura da Zona Norte.

A conexão Estação Ferroviária Engenho de Dentro – Avenida Dom Helder Câmara, através das Ruas Henrique Scheid, João Carneiro de Almeida e Piauí, é uma das metas estratégicas de governo que prevê a conexão de novas rotas cicloviárias a todas as estações de transporte de alta e média capacidade.

As conexões entre a Estação BRT Campinho, o Terminal de Ônibus Souza Marques e a Estação Ferroviária Cascadura , através da Avenida Ernani Cardoso, também integram a meta estratégica da Prefeitura do Rio.

De acordo com o Plano Estratégico 2020-2024, a previsão é alcançar 266 estações de metrô, trem, BRT, barcas e VLT, aumentando a malha atual de ciclovias em cerca de 400 quilômetros.

Os projetos das novas rotas cicloviárias são elaborados a partir de uma visão abrangente dos espaços de circulação, visando à segurança para todos, especialmente para pedestres e ciclistas.

O principal objetivo dessa iniciativa é permitir que as pessoas possam optar pelo uso da bicicleta na sua jornada diária de forma segura como principal modo de transporte ou associado ao transporte público.

• 29 de junho de 2022