Publicado em 10/06/2024 - 12:45 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • CET-Rio implanta projeto de moderação de tráfego e segurança viária na Rua Dias da Cruz, no Méier
A nova sinalização trouxe mais segurança para motoristas e pedestres - Prefeitura do Rio

A execução do programa Asfalto Liso na Rua Dias da Cruz, no Méier, proporcionou a oportunidade para a CET-Rio implementar projetos de moderação e harmonização de tráfego. O objetivo é promover a melhoria nas condições de fluidez e segurança viária em pontos de conflito verificados pela coordenadoria técnica da companhia.

A CET Rio realizou os estudos técnicos necessários, alinhados com a Subprefeitura Zona Norte, e detectou a necessidade das intervenções, conforme segue:

1 – Rua Dias da Cruz x Rua José Veríssimo  /  Rua Dias da Cruz x Rua Amaragi –  Pesquisas de campo detectaram a necessidade de travessia, devido à grande demanda de pedestres, em virtude do amplo comércio existente.

Sendo assim, foi implantada uma  Travessia Não Semaforizada de Dois Tempos. Elementos de engenharia de tráfego proporcionam a diminuição da velocidade, tais como Sinalização de Advertência (Placas específicas que alerta); Estreitamento da faixa de rolamento, que induz naturalmente a redução de velocidade; bem como a implementação de uma ilha de divisão dos dois fluxos, protegida por elementos como tachões, segregadores e balizadores, que ajudam a inibir as manobras irregulares de veículos, sinalizando e alertando os motoristas que naquele ponto há uma travessia de pedestres.

2 – Rua Dias da Cruz, entre as ruas Vilela Tavares e Galdino Pimentel – Os pontos de ônibus localizados em frente às edificações nº 421 (sentido Centro) e nº 450 (sentido Eng. Dentro) causavam a retenção do referido trecho em ambos os sentidos.

A solução adotada foi a implementação de projeto de baia invertida de coletivos nos locais citados, de forma a permitir a ultrapassagem dos demais veículos enquanto os ônibus permanecem parados nos referidos pontos, proporcionando a devida fluidez viária.

As soluções implementadas, através de medidas sustentáveis de engenharia de tráfego, promoveram a melhoria da mobilidade urbana e a segurança viária ao longo da Rua Dias da Cruz.

• 10 de junho de 2024