Publicado em 02/04/2022 - 18:55 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • CET-Rio implanta o projeto A Caminho da Escola 2.0 no entorno de unidade de ensino de Curicica
Programa A Caminho da Escola 2.0 em Curicica - Divulgação

O projeto A Caminho da Escola 2.0 avança na cidade e, na terça-feira (05/04), chega ao entorno da Escola Municipal Lincoln Bicalho Roque, em Curicica, para melhorar a sinalização e prevenir acidentes na área da unidade de ensino.  A iniciativa da CET-Rio ocorre em parceria com a Subprefeitura de Jacarepaguá e a Secretaria Municipal de Educação.

O programa tem início com as etapas pedagógicas e de capacitação dos professores. O cenário de risco do entorno da unidade foi elaborado pelos alunos e, somente após o envolvimento da comunidade, foram implantadas as intervenções urbanas propostas pela população;

Entre as intervenções realizadas estão: instalação de placas; revitalização da ciclovia; implantação de sete áreas verdes (expansão da área para pedestres) e de oito travessias, revitalização de sinais e de duas travessias, conserto de botoeira e ajuste de ciclo.

Desde 2008 o Programa A Caminho da Escola leva educação para o trânsito à rede municipal. Em 2022 chegou à versão 2.0 para levar a comunidade escolar a pensar a cidade, tornando o espaço público num lugar de excelência e catalisador de boas práticas. A CET Rio, em parceria com o ITDP, desenvolveu no segundo semestre de 2021 uma metodologia para padronizar a execução das intervenções viárias propostas pela comunidade escolar e realizou a capacitação dos técnicos da companhia. O treinamento também teve como objetivo aprimorar o processo de escuta dos diagnósticos e das propostas de soluções desenvolvidas pelos alunos.

Em dezembro de 2021 foi feito um projeto piloto no entorno das escolas CIEP Frei Veloso e E.M. Stela Guerra Duval, em Realengo, para por em prática os conceitos desenvolvidos no treinamento e que vão ao encontro do que há de mais moderno em termo de segurança viária no mundo, como os conceitos de: Sistemas Seguros, Ruas Completas e Urbanismo Tático.

Essa nova fase do programa fez com que a Prefeitura inserisse entre suas metas o desenvolvimento de 36 projetos de intervenção urbana no entorno de unidades de ensino e a implantação de 18 intervenções desse tipo em 2022, seguindo os conceitos trabalhados, com foco na segurança viária e na melhoria das condições de circulação principalmente de pedestres e ciclistas no entorno das escolas.

• 2 de abril de 2022